Polícia

Polícia Civil prende grupo suspeito de extorsão contra empresas no Vale do Sinos

Suspeitos atuavam a mando de facção criminosa que exigia “mensalidades” de empresários do setor de reciclagem

Suspeitos atuavam a mando de facção criminosa que exigia “mensalidades” de empresários do setor de reciclagem
Suspeitos atuavam a mando de facção criminosa que exigia “mensalidades” de empresários do setor de reciclagem Foto : Polícia Civil / CP

A 2ª Delegacia de Polícia Civil de São Leopoldo prendeu em flagrante, nesta sexta-feira, 10, dois homens de 22 e 34 anos, por extorsão no bairro Vicentina, em São Leopoldo. Segundo as investigações, os suspeitos faziam parte de uma organização criminosa que vinha exigindo pagamentos mensais de empresários locais sob a alegação de garantir “segurança para trabalhar”.

Nas últimas semanas, a delegacia recebeu diversas denúncias sobre novas ocorrências de extorsão, especialmente contra empresas do ramo de reciclagem. O grupo é apontado como uma ramificação da facção investigada na Operação Fake Security, deflagrada em 2023, que já havia resultado na prisão de vários integrantes do esquema.

De acordo com a Polícia Civil, os criminosos se deslocavam em um Fiat Uno vermelho, com vidros escuros, e realizavam cobranças com ameaças e violência. Durante as ações, faziam chamadas de vídeo com um homem preso, identificado como liderança da facção na região.

A prisão ocorreu após uma nova vítima registrar ocorrência nesta sexta-feira, relatando que os autores — armados — haviam retornado para recolher o pagamento exigido. Com base nas informações, os agentes localizaram o veículo denunciado em frente a uma empresa de reciclagem no bairro Vicentina. No local, os dois homens foram flagrados ameaçando os responsáveis pelo estabelecimento.

O suspeito de 34 anos estava foragido do sistema prisional e possui antecedentes por tráfico de drogas, roubo, receptação, porte ilegal de arma, furto qualificado, lesão corporal e posse de entorpecentes. Já o indivíduo de 22 anos tem passagens por roubo de veículo, roubo a pedestre, furto qualificado e falsa identidade.

Durante a abordagem, a polícia apreendeu um caderno com anotações de nomes e valores, R$ 1 mil em dinheiro, um celular e o carro utilizado nas extorsões. Os dois foram conduzidos à 2ª DP, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e desarticular a célula da facção responsável pelos crimes na região.

Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 9 9701-1738. O sigilo é garantido.

Veja Também