Buscas a fugitivo da Pasc são intensificadas com 50 policiais

Buscas a fugitivo da Pasc são intensificadas com 50 policiais

Além de Zoreia, apenas Papagaio havia conseguido escapar da penitenciária

Luciano Nagel / Rádio Guaíba

Susepe abriu sindicância para investigar fuga

publicidade

Mais de 50 policiais militares estão mobilizados na captura de Sandro Alexandre de Paula, 27 anos, conhecido como Zoreia, que fugiu da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) nesse domingo. Barreiras estão montadas para revistar carros na ERS 401, entre Charqueadas e São Jerônimo. A polícia suspeita que ele esteja escondido em uma mata às margens da rodovia. O titular da delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Eduardo de Oliveira Cesar, disse que o criminoso tinha condenações por tráfico de drogas e assalto a bancos.

O superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Gelson Treiesleben, anunciou a abertura de uma sindicância, com a corregedoria da instituição e agentes de inteligência, para investigar a segunda fuga da história da Pasc. O primeiro a conseguir escapar do local foi Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, em 1999. Zoreia saiu da cadeia por volta das 13h30min, durante o horário de visitas, dando mostras outra vez da fragilidade do sistema. “Não está descartada nenhuma hipótese”, afirmou. “Vamos ouvir todos os que estavam na Pasc.”

Outro detento acompanhou o fugitivo, mas entregou-se quando os policiais militares, que fazem a guarda externa da casa prisional, deram tiros de advertência. Conforme Treiesleben, os dois usaram a parte de cima da sala para sair ao pátio. e ainda sederam animais. Dali, os dois usaram uma jiboia (escada artesanal, feita com lençóis). No muro, que tem uma altura de aproximadamente seis metros, Zoreia teria pulado. “É um fato lamentável, que não poderia ocorrer. Estou indignado, e ele vai ser encontrado”, enfatizou o superintendente da Susepe.

O prisioneiro já havia escapado de outras casas prisionais. Uma das vezes foi da Penitenciária Modulada de Osório. Zoreia, de acordo com a Polícia Civil, tem condenações por assalto pelas comarcas de Santa Rosa e Santo Ângelo. A sua fuga ocorreu no dia de visitas, o que pode ter ajudado a desviar a atenção dos agentes penitenciários. “A Pasc tem um bom contingente e isso não é admissível”, criticou Treiesleben.

 
Segundo a conseguir escapar da Pasc, tinha condenações por tráfico e assalto a bancos / Foto: Ricardo Giusti

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895