Polícia

Cerca de 75% das detentas do RS estão em presídios masculinos

Susepe admite condições deficientes e explica que população carcerária feminina cresceu 500% em 15 anos

De um total de 2 mil detentas do Rio Grande do Sul, aproximadamente 1,5 mil (75%) estão em celas de presídios masculinos, de acordo com dados da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O número revela uma situação mais grave que a apresentada nesta tarde pelo deputado Jeferson Fernandes, do PT, que integra a subcomissão da Situação Carcerária. Segundo ele, de cada 10 detentas, seis (60%) estão recolhidas em instituições para homens.

Nesta segunda-feira, ocorreu uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. A comitiva composta por representantes do Legislativo, Judiciário, Ministério Publico e da Susepe debateu o tema Mulheres no Cárcere.

A Susepe admite que somente as apenadas do Presídio Madre Pelletier (290), da Penitenciária Feminina de Guaíba (200), e ainda as 100 apenadas da ala feminina do Presídio Estadual de Torres estão presas em unidades de detenção destinadas a mulheres. De acordo com a Superintendência, nos últimos 15 anos houve crescimento de 500% da massa carcerária feminina.


Bookmark and Share