Um grupo criminoso que ameaçou e monitorou um inspetor da Polícia Civil em Balneário Quintão, no município de Palmares do Sul, é alvo de ofensiva. Deflagrada nesta terça-feira, a chamada Operação Solitarium engloba 30 mandados de prisão e 43 ordens de busca. Até o momento, 22 pessoas foram presas.
O efetivo soma mais de 225 policiais civis, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Além das ameaças contra o agente, ainda são apurados delitos de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. As diligências ocorrem em Palmares do Sul, Tramandaí, Balneário Pinhal, Osório, Lajeado, Alvorada, Viamão e Taquara.
Grupo criminoso que filmou e ameaçou inspetor da Polícia Civil em Quintão é alvo de ofensiva
— Correio do Povo (@correio_dopovo) October 21, 2025
➡️Operação Solitarium soma 225 agentes e cumpre 30 mandados de prisãohttps://t.co/f863ZCYEnU
A ofensiva mira integrantes da facção Os Manos, que tem base no Vale do Sinos, mas que também criou ramificações no Litoral Norte. Os alvos incluem três irmãos que têm nomes inspirados no ex-Beatle John Lennon e que são apontados como lideranças da quadrilha na região. Um destes, que estava preso na Penitenciária Modulada de Osório, foi transferido à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
De acordo com a investigação, os criminosos chegaram a filmar a rotina do inspetor em Quintão. A trama contra o policial foi descoberta por meio de interceptações telefônicas.
Além disso, as apurações identificaram uma rede estruturada de tráfico de entorpecentes da organização criminosa. O grupo utilizava empresas de fachada, imóveis e contas bancárias em nome de terceiros para ocultar e movimentar valores ilícitos provenientes do tráfico de drogas, caracterizando uma complexa operação de lavagem de dinheiro.