Homem negro vítima de facada é detido pela BM em Porto Alegre
Caso ocorreu no bairro Rio Branco
publicidade
A gravação de uma briga ocorrida neste sábado gerou debates sobre racismo. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem negro, sangrando, enquanto é detido por policiais militares na rua Miguel Tostes, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Testemunhas afirmam que ele foi esfaqueado após discutir com um homem branco e grisalho. Na versão delas, os soldados prenderam a vítima por motivações racistas.
O homem ferido é um motoboy. De acordo com o professor de filosofia Renato Levin Borges, que testemunhou e gravou o desentendimento, o fato ocorreu próximo ao meio-dia. O agressor estaria incomodado com a aglomeração de motos em frente a calçadas e restaurantes. Durante o bate-boca, segundo o relato, ele teria desferido um golpe de faca no pescoço do motociclista.
"Quando cheguei no local o motoboy estava sangrando. Os moradores e lojistas, assustados com a discussão, chamaram a Brigada Militar, que imediatamente prendeu a vítima. Depois de protestarmos, explicando que o homem negro tinha sofrido tentativa de homicídio, os policiais também levaram o agressor. A diferença é que a vítima foi algemada no camburão e o agressor foi sentado no banco da viatura", destacou Renato.
O caso foi registrado pela Polícia Civil como vias de fato. Na delegacia, o agressor disse que foi agredido pelo motoboy com um chute. Ambos foram liberados após prestar depoimento. Em nota, a BM diz que abriu sindicância para apurar o ocorrido.
Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite reforçou que determinou a investigação da ocorrência. "Renovo minha absoluta confiança na BM e nos homens e mulheres que compõem nossas forças de segurança. Inclusive, em respeito aos dedicados profissionais que as integram, é que a apuração da conduta será célere e rigorosa", enfatizou.
Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da @brigadamilitar_ a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) February 17, 2024
Nota da SSP
Por determinação do governador Eduardo Leite, a Corregedoria da Brigada Militar abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias da abordagem de policiais do 9° Batalhão da Brigada Militar em ocorrência no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, na manhã deste sábado (17/2), em que dois homens foram conduzidos à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
Após realizarem depoimentos e perícias, ambos foram liberados. A Polícia Civil registrou dois boletins de ocorrência – um por lesão corporal e outro por abuso de autoridade – e investigará os casos por meio de novos depoimentos de testemunhas e análise das imagens.
O governo do Rio Grande do Sul se compromete a dedicar ao caso uma apuração célere e rigorosa.