Justiça condena homem que matou ex-companheira com facada no pescoço em Porto Alegre
Homem foi condenado a 24 anos de prisão em regime fechado; crime ocorreu em novembro de 2022
publicidade
O acusado de matar a ex-companheira com uma facada no pescoço, por não aceitar o fim do relacionamento amoroso, foi condenado pelo Tribunal do Júri, na Capital, nessa terça-feira. A sentença fixada é de 24 anos de prisão, em regime fechado, pelo feminicídio de Valquiria Costa Redivo, ocorrido em 9 de novembro de 2022, na zona leste da cidade.
A Juíza de Direito Cristiane Busatto Zardo, titular da 4ª Vara do Júri do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, que presidiu o júri, manteve a prisão do réu, que não poderá recorrer da sentença em liberdade. Segundo a justiça, cabe recurso da decisão.
O crime aconteceu por volta das 7h30min, no bairro Jardim Carvalho. Autor da acusação, o Ministério Público estadual sustenta que o crime foi cometido por motivo torpe, em razão do sentimento de posse do réu em relação à vítima, por não aceitar o fim do relacionamento; com emprego de recurso que dificultou a defesa da mulher, que foi agredida de surpresa; e praticado por razões de gênero.
De acordo com a irmã da vítima, que foi uma das testemunhas ouvidas no júri, o casal estava junto há mais de 30 anos, tinha quatro filhos e uma neta. A vítima era dona de casa e colocou um fim ao relacionamento, por conta das agressões que sofria por ciúmes do réu. Após uma briga entre eles, a mulher deixou a casa com os filhos e a neta e foi se abrigar na residência da irmã.
Naquela manhã, o acusado foi até lá, armado com uma faca. O portão estava aberto e ele conseguiu acessar a residência, onde desferiu uma facada no pescoço da ex-companheira. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.