Polícia

MP denuncia agente da EPTC que apontou laser contra helicópteros em Porto Alegre

Caso ocorreu em abril deste ano

Caso ocorreu em abril do ano passado
Caso ocorreu em abril do ano passado Foto : Reprodução / CP
A Justiça deve decidir até o final de semana se aceita denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP) recentemente contra um agente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de 33 anos, flagrado apontando laser contra helicópteros que acompanhavam manifestações em Porto Alegre. O caso ocorreu em abril deste ano, quando o servidor, em seu horário de folga, subiu ao terraço de seu prédio e mirou a luz contra um helicóptero da Brigada Militar (BM) que monitorava uma mobilização.

Conforme o MP, o agente foi enquadrado no artigo 261 do Código Penal, que considera crime expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea. A pena varia entre dois e cinco anos, mas pode aumentar pois a ação foi praticada contra dois helicópteros. O Ministério Público descartou, no entanto, a proposição feita pela Polícia Civil, que havia indiciado o agente por tentativa de homicídio com dolo eventual.

De acordo com a Polícia Civil, o homem já lançou o laser contra helicópteros em várias oportunidades. No entanto, em 17 abril deste ano, um dos pilotos da Brigada Militar foi prejudicado após a luz atingir seus olhos, provocando o risco de acidente. O homem foi flagrado por helicópteros no terraço do seu apartamento. Após investigação, a Polícia Civil identificou e prendeu o suspeito. Na residência do homem, foram encontrados dispositivos de laser.

EPTC

A reportagem procurou a EPTC, que afirmou que o servidor está exercendo uma função administrativa. A instituição, no entanto, salientou que só vai se posicionar sobre o afastamento ou exoneração do agente, após a conclusão do processo judicial.