MP desarticula grupo que sonegava ICMS na Serra

MP desarticula grupo que sonegava ICMS na Serra

Polícia cumpriu dez mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul

Rádio Guaíba

publicidade

Ministério Público e Receita Estadual deflagraram, nesta sexta-feira, a Operação Brilhante, na Serra, com o objetivo de desarticular uma estrutura criminosa formada por 13 metalúrgicas de Caxias do Sul que sonegavam ICMS. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Documentos e equipamentos de informática foram apreendidos para que se tente identificar o montante que deixou de ser arrecadado.

De acordo com o promotor de Justiça Aureo Gil Braga, além de cometer crime fiscal, cuja pena vai de 2 a 5 anos de reclusão, a quadrilha "blindava" os líderes da fraude, usando "laranjas" e empresas de fachada. O esquema ainda usava Caixa 2 para omitir transações, subfaturava compras e falsificava escriturações de créditos.

As empresas envolvidas nas fraudes já haviam sido autuadas pela Secretaria Estadual da Fazenda em R$ 20 milhões. A sonegação, porém, continuou, superando esse valor. Participaram dos mandados de busca 23 policiais civis, 17 agentes fiscais da Receita, 14 técnicos do Tesouro e sete policiais militares.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895