Polícia

MP investiga empresa suspeita de aplicar golpes em idosos que buscam revisão da aposentadoria no RS

Operação cumpre mandados em quatro cidades

MP investiga empresa suspeita de aplicar golpes em idosos que buscam revisão da aposentadoria no RS
MP investiga empresa suspeita de aplicar golpes em idosos que buscam revisão da aposentadoria no RS Foto : Ministério Público / Divulgação / CP

Uma empresa, suspeita de aplicar golpes em idosos que buscam a revisão da aposentadoria ou empréstimos consignados, é alvo de investigação do Ministério Público. A ofensiva, chamada de Sucumbência, cumpre mandados em quatro cidades do Rio Grande do Sul.

Os alvos, em São Leopoldo, são a casa de um dos sócios e a sede da empresa de consultoria previdenciária, especializada em perícias e auditorias em benefícios do INSS, além de filiais da mesma empresa em Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Os crimes apurados seriam de uso de documento falso, falsidade ideológica, estelionato e associação criminosa.

A operação e a investigação são realizadas pelo promotor de Justiça Mauro Rockenbach, da 9ª Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre. Segundo ele, a apuração continua e, por isso, todo o material apreendido será analisado e usado como provas contra a empresa e para identificar mais envolvidos nos golpes.

O primeiro passo dos golpistas é abordar idosos que possam ser vítimas. A principal forma é por meio de entrega de panfletos por parte de funcionários da empresa. Em alguns casos, quando os suspeitos já têm algum contato de idosos, fazem ligações via WhatsApp e o objetivo sempre é o mesmo: revisão da aposentadoria ou de empréstimos consignados.

Depois disso, é marcada uma reunião na sede – ou filiais – da consultora com falsos representantes do INSS, geralmente funcionários da empresa que se passam por peritos, para convencer a vítima a fornecer a senha de acesso ao banco de dados de Previdência. De posse destes dados, os investigados cobram do idoso um valor referente aos honorários do serviço para ingresso de ações judiciais revisionais de aposentadoria. A empresa, muitas vezes, não ingressa com estas ações de revisão, ficando com o valor cobrado do idoso.

Veja Também