O que se sabe sobre assassinato de vereadora no interior do RS
Única parlamentar mulher de Formigueiro foi morta a facadas

publicidade
O corpo da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), 49 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira, 17, em Formigueiro, no interior do Estado. Conforme a Polícia, a parlamentar foi morta com ao menos dez golpes de faca, a maioria na região do pescoço.
Conforme a ocorrência policial registrada, a vítima estava caída ao lado de uma caminhonete Fiat Strada branca, de propriedade dela, em uma estrada da localidade de Rincão dos Machado. Ela foi encontrada por agricultores, que acionaram a Brigada Militar.
O crime será investigado pela Polícia Civil. O assassinato pode ter acontecido entre o fim da noite de segunda-feira, 16, e a manhã de hoje, visto que a parlamentar participou da sessão da segunda à noite.
De acordo com as primeiras avaliações, nenhum objeto pessoal foi levado. A bolsa com carteira, celular, dinheiro e cartões de banco da vítima não foi retirada do veículo.
O local onde o corpo foi localizado e o automóvel foram periciados por uma equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria, deslocada para Formigueiro.
Elisane era a única vereadora mulher de Formigueiro e estava em primeiro mandato. Técnica em enfermagem e auxiliar de análises clínicas no hospital da cidade, a petista era reconhecida pelo seu trabalho nas áreas da saúde pública, da assistência social e da defesa das comunidades quilombolas. Seu histórico político era marcado pela dedicação às causas populares e pelo diálogo próximo com os moradores da zona rural.
A morte causou comoção entre a população do município. A Câmara de Vereadores decretou luto oficial de três dias e o cancelamento da sessão ordinária de 23 de junho (veja abaixo). A repercussão foi imediata também entre movimentos sociais e o diretório estadual do PT, que emitiram notas de pesar e repúdio.
O coletivo PT Mulheres-RS lamentou a perda e exigiu uma resposta das autoridades, destacando a importância da representação feminina nos espaços de poder, especialmente em pequenas cidades onde essas presenças ainda são muito limitadas. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) divulgou, no início da noite de hoje, uma nota de pesar pela morte.
"As informações que chegam pela autoridade policial dão conta que ela foi brutalmente assassinada, o que é revoltante e inaceitável. Mesmo ainda impactados pela notícia, desde já, nós nos somamos aos familiares, amigos e colegas de trabalho no pedido por justiça e por punição ao responsável por esse crime bárbaro", diz a nota.
Em março deste ano, em função do trabalho político e social em Formigueiro, Elisane foi homenageada por Valdeci com o Prêmio Mulheres de Luta 2025, juntamente com outras lideranças femininas do Rio Grande do Sul.
Nota da Câmara de Formigueiro:
"É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Vereadores de Formigueiro/RS comunica o trágico falecimento da Vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorrido nesta data.
Elisane atuava com dedicação e comprometimento em seu mandato, sempre voltada às causas sociais e ao bem-estar da população de Formigueiro, além de ser a presença feminina nesta legislatura. Sua partida repentina representa uma perda irreparável para a política local e para todos que conviveram com ela.
Neste momento de tristeza, a Câmara Municipal se solidariza com seus familiares, amigos, companheiros de partido e com toda a comunidade formigueirense, expressando os mais sinceros sentimentos de pesar.
Em respeito à memória da Vereadora Elisane, a Câmara decreta luto oficial de 3 (três) dias, bem como, determina o cancelamento da Sessão Ordinária do dia 23 de junho de 2025, que seria realizada na localidade do Fundo do Formigueiro."