Operação Anóxia: Casal ligado a homicídio na Lomba do Pinheiro é preso com drogas e armas em Viamão

Operação Anóxia: Casal ligado a homicídio na Lomba do Pinheiro é preso com drogas e armas em Viamão

Mais cedo, outros dois criminosos já haviam sido presos pelo crime

Marcel Horowitz / Rádio Guaíba

publicidade

A Polícia Civil confirmou à Rádio Guaíba que prendeu um casal, em diligência que integra a ‘Operação Anóxia’, no bairro Lomba do Pinheiro, em Viamão. A ação, que visa esclarecer homicídios ocorridos na região Metropolitana, já havia resultado na prisão de dois criminosos por um assassinato, ocorrido no dia 18 de março. Até às 20h30min desta segunda-feira, outros dois homens seguiam sendo procurados por envolvimento no crime.

O homicídio teria ocorrido após o bando ter roubado um bar na região e, segundo a investigação, alertado ao dono para que não procurasse as autoridades policiais. Em represália ao registro da ocorrência, os criminosos alvejaram o veículo da família, vitimando o filho do proprietário do estabelecimento.

De acordo com o delegado Marcos Bottin, ao cumprir um mandado de prisão preventiva, foram apreendidos, na residência de um dos criminosos, porções de crack, maconha e cocaína, além de uma espingarda calibre 12 e munições. A companheira do homem, destaca o policial, também acabou sendo presa.

“Ele foi preso, além do homicídio, por tráfico, associação ao tráfico e posse ilegal de arma, e a mulher, também. São três presos, até agora, e mais a companheira de um deles”, declarou o titular da Delegacia de Homicídios de Viamão.

Conforme apurou a Rádio Guaíba, o bando integra uma coligação de traficantes formada para fazer frente a uma facção de maior porte, oriunda do bairro Bom Jesus. Os faccionados da zona Leste da capital disputam, ainda segundo informações da reportagem, o controle da Lomba do Pinheiro com criminosos que atuam na divisa entre Porto Alegre e Viamão.

A Operação Anóxia, coordenada pelo delegado Rafael Soares Pereira, já cumpriu 30 mandados de busca e apreensão. A ação, segundo o policial, continuará durante a noite em busca dos dois criminosos foragidos, em Viamão, e mais seis integrantes de outras facções, em Porto Alegre, Esteio, Gravataí, Alvorada, Capão Novo, Imbé, Montenegro, Charqueadas e São Leopoldo.

Diminuição de execuções do crime organizado 

Conforme o delegado Mario Souza, as ações da corporação estão resultando em uma diminuição na periodicidade das mortes em Porto Alegre e na região Metropolitana. O policial destacou o impacto de nove operações, realizadas em 2023, no combate a facções.

“Isso é reflexo da pressão contra o crime organizado. Vamos continuar com operações até que eles cessem por completo, pois não há dúvidas que serão desarticulados”, enfatizou o diretor do Departamento Estadual de Homicídios.

Foram desencadeadas, desde o início do ano, na região Metropolitana, cinco operações especiais nos últimos 60 dias, totalizando 23 presos. Já na capital, foram quatro operações especiais, com 15 presos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895