Polícia

Operação Dose Letal combate bebidas adulteradas e reforça proteção à saúde

Ações serão intensificadas em razão dos casos relatados no Brasil

Policiais civis já apreenderam 135 garrafas de bebidas de procedência duvidosa
Policiais civis já apreenderam 135 garrafas de bebidas de procedência duvidosa Foto : Divulgação / Polícia Civil / CP

A Delegacia de Polícia de Proteção aos Direitos do Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual, Imaterial e Afins (Decon), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil gaúcha, deflagrou a Operação Dose Letal, com o objetivo de identificar, apreender e retirar de circulação bebidas alcoólicas adulteradas (possível uso de metanol, substância altamente tóxica e potencialmente fatal mesmo em pequenas quantidades).

A ação da Decon/Deic, denominada Operação Dose Letal, busca a preservação da saúde pública, realizando fiscalizações em locais de distribuição de bebidas alcoólicas com foco em bebidas sem procedência, preços incompatíveis com o mercado e suspeita de falsificação de rótulos e lacres.

Durante as diligências, 135 bebidas foram apreendidas, além de cigarros eletrônicos. “O uso de metanol em bebidas é uma prática criminosa e representa um risco real à vida. Nosso papel é garantir que o consumidor tenha segurança no que consome e que os responsáveis sejam responsabilizados com o rigor da lei”, destacou a titular da Decon/Deic, delegada Milena Simioli.

Segundo ela, a Operação Dose Letal tem caráter permanente, com ações intensificadas em razão dos casos relatados no Brasil. “Além de repressiva, tem caráter preventivo e educativo, orientando comerciantes e a população sobre os riscos do consumo de bebidas de origem duvidosa e incentivando a denúncia de práticas suspeitas”, observou.

Milena ainda disse que a população pode colaborar com as investigações por meio dos canais de denúncia da Polícia Civil, do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Vigilância Sanitária. “Todas as informações são tratadas de forma sigilosa”, frisou.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

  • Compre bebidas apenas de fontes confiáveis e estabelecimentos regulares.
  • Verifique lacres, rótulos, selos fiscais e notas fiscais.
  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado ou bebidas com rótulos irregulares.
  • Em caso de suspeita, não consuma o produto e comunique imediatamente às autoridades

ONDE DENUNCIAR