PC deflagra Operação Domus Securus para desarticular grupo que roubou residência na Restinga
Até o momento, sete pessoas foram presas

publicidade
Nesta quarta-feira, a Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV/DINC/DEIC), deflagrou a Operação Domus Securus, para desarticular grupo criminoso responsável pelo roubo à residência, roubo de veículo e extorsão, em 11 de março de 2025, no bairro Restinga, em Porto Alegre.
Foram cumpridas 16 ordens judiciais, incluindo seis mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão. A ação ocorreu nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Viamão.
Dos presos e apreensões
Até o momento, sete pessoas foram presas, sendo seis destes alvos da operação. Um indivíduo foi autuado em flagrante pelo crime de posse de arma e munição de uso restrito. Foram apreendidos mais de R$ 9.000,00 em espécie e certa quantidade de maconha.
O fato criminoso
De acordo com a Delegada Jeiselaure de Souza, titular da DRV/DEIC, um grupo criminoso invadiu a residência da vítima, no bairro Restinga. O proprietário da residência e um funcionário foram amarrados. Durante a ação criminosa, os suspeitos roubaram joias, roupas, objetos eletrônicos, além do veículo da vítima.
Na ocasião, também obrigaram a vítima a fazer um pix no valor de R$ 35.000,00 para um dos integrantes do grupo.
No dia seguinte à prática dos crimes, alguns integrantes do grupo foram presos em flagrante, utilizando joias e roupas da vítima. Os suspeitos possuem extensa ficha criminal, incluindo a prática de homicídio, latrocínio, roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículos, porte de arma, receptação, estupro, entre outros.
A ação faz parte da estratégia de enfrentamento e repressão qualificada ao roubo de veículos na Capital. Além disso, a operação combate o uso de veículos subtraídos como meio para prática de outros crimes.