PF prende mais 15 suspeitos de roubo a bancos em Araçatuba

PF prende mais 15 suspeitos de roubo a bancos em Araçatuba

Nova fase da operação também cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em SP e PR. Dois investigados estão foragidos

R7

publicidade

A PF (Polícia Federal) prendeu nesta quinta-feira (16) mais 15 suspeitos de envolvimento nos roubos a bancos em Araçatuba, no interior de São Paulo. No total, são 32 presos. Grande parte da organização criminosa já foi identificada e presa, segundo a investigação.

Esta é a terceira fase da operação que apura os ataques ocorridos na madrugada do dia 30 de agosto. Um dos investigados com mandado de prisão nesta quinta está foragido. Em outra fase, mais um suspeito identificado não foi localizado. Diligências são realizadas para que sejam presos.

"Pode-se dizer que dentro dos 32 presos, há indivíduos do grupo principal da organização criminosa, que trocou tiros com a polícia, fez reféns e escudos humanos. Os que participaram da contenção violenta e do financiamento da ação. Grande parte da quadrilha já está desarticulada. Outros estão identificados, mas tentando fugir", afirmou Cristiano Tádua da Silva, delegado chefe da PF de São José do Rio Preto.

A polícia acredita que a organização criminosa que participou dos ataques tenha cerca de 50 integrantes, cada um com uma função bem definida. "Tem os olheiros, os que conseguiram os veículos usados na fuga e na ação, os carros incendiados. Outro grupo é responsável pelos explosivos, outros armados que fizeram os reféns e escudos humanos. E também os financiadores, que forneceram dinheiro para compra de explosivos, para toda a ação", detalhou o delegado. 

Nesta quinta, um dos presos foi localizado em Campinas, no interior de São Paulo, um em Foz do Iguaçu, no Paraná, e os demais em regiões da capital paulista. Segundo a investigação, grande parte dos investigados tem passagens pela polícia, por crimes como roubo a bancos.

Operação

Mais de 90 policiais federais, com o apoio operacional da Polícia Militar (Rota e Baep), cumpriram também 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araçatuba (SP), São Paulo, Osasco (SP), Santo André (SP), Guarulhos (SP), Monte Mor (SP) e Foz do Iguaçu (PR). Todos foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Araçatuba.

A Polícia Federal trabalha para identificar e responsabilizar os envolvidos nos crimes cometidos em Araçatuba, em que vários homens fortemente armados invadiram as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, utilizando explosivos. Na ação, os criminosos usaram “escudos humanos” e provocaram a morte de dois moradores da cidade, além de outros atos de extrema violência.

Durante a investigação, é feita a análise de material genético e de objetos apreendidos, além do cruzamento de dados. Segundo a polícia, foi possível identificar o DNA na cena do crime.

Um suspeito, que já era apontado como líder de uma organização criminosa especializada em roubos a carros-fortes, teve a prisão decretada pela 1ª Vara Federal de Araçatuba. O mandado foi cumprido no último dia 9 no estabelecimento prisional em que ele já se encontrava por ter praticado também outro crime. Até agora, a PF cumpriu 74 mandados de busca e apreensão. As investigações continuam.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895