Polícia captura fugitivo da Penitenciária de Charqueadas

Polícia captura fugitivo da Penitenciária de Charqueadas

Detento estava próximo da Colônia Penal Agrícola

Paulo Roberto Tavares / Correio do Povo

Polícia captura fugitivo da Penitenciária de Charqueadas

publicidade

O assaltante de bancos Sandro Alexandre de Paula, o "Zoreia", de 27 anos, foi recapturado por agentes do Grupo de Ações Especiais (Gaes), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOE), da Brigada Militar.

Agentes da Susepe já vinham desde a manhã monitorando a movimentação, que poderia ser do fugitivo. À tarde, ele foi pego nas proximidades da Colônia Penal Agrícola (CPA), próximo à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Zoreia deve ser conduzido à Peniteniciária Modulada de Charqueadas (PMC).

A fuga de Zoreia deve determinar mudanças profundas na Pasc. Horas antes da captura, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, e o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Teiesleben, deram uma coletiva para falar sobre a fuga e as ações que a Susepe tomaria. Segundo Michels, está sendo avaliada a troca da direção do presídio e a revisão dos procedimentos de segurança.

O secretário atribuiu à direção da Pasc a culpa pela fuga, ocorrida entre 12h30min e 13h30min, do refeitório do estabelecimento penal. “Parece que foi uma fuga de cadeia do interior do século passado”, comparou Michels. Ainda segundo o secretário, a Pasc não pode ser mais ser considerada de segurança máxima.

Cerca de 50 policiais revistaram passageiros e motoristas na região. | Crédito: Ricardo Giusti

Falha na guarda

A ação de Zoreia, salientou Michels, foi uma grande surpresa para a cúpula da Segurança. Ele afirmou ter ocorrido falha na guarda dos detentos, que naquele dia recebiam visitas. Os pontos fundamentais da Pasc, salientou o secretário, deveriam estar cobertos pelos agentes penitenciários. “Se todos estivessem trabalhando em seus lugares, a fuga não teria ocorrido”, criticou. “Houve falha na estrutura organizacional dos funcionários.”

O secretário disse ainda que o governo trabalha para trazer o sistema de monitoramento federal para a penitenciária. "O projeto deve ser implementado no ano que vem”, finalizou. Para Teiesleben, a fuga foi planejada. “Eles sabiam com detalhes como e onde fazer isso”, afirmou.

Reforço na procura

Mais de 50 policiais militares foram mobilizados na captura de Zoreia, uma vez que a suspeita era de que ele estaria escondido próximo à Pasc. Barreiras foram montadas para revistar carros na ERS 401, entre Charqueadas e São Jerônimo. Antes do detento, o único preso a conseguir escapar da penitenciária foi Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, em 1999.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895