Polícia Civil de Santa Catarina prende antigo parceiro do assaltante de banco e carro-forte Papagaio

Polícia Civil de Santa Catarina prende antigo parceiro do assaltante de banco e carro-forte Papagaio

Três criminosos catarinenses foram presos, incluindo um foragido do Rio Grande do Sul

Correio do Povo

Houve o cumprimento de três mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão em cinco cidades

publicidade

Um antigo parceiro do assaltante gaúcho de bancos e carros-fortes Papagaio foi preso na manhã desta quinta-feira pela Polícia Civil de Santa Catarina. O criminoso catarinense, de 59 anos, conhecido como Zi, foi detido em uma operação da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau, sob comando do delegado Rodrigo Raitez, no âmbito de uma investigação sobre o roubo da agência da cooperativa de crédito Viacredi em janeiro deste ano. O suspeito estava solto desde o ano passado em razão da pandemia de Covid-19.

Outro envolvido no ataque também foi capturado na ação desta quinta-feira. Trata-se de um criminoso catarinense, de 35 anos, de apelido 300, que estava foragido da justiça no Rio Grande do Sul após rompimento de tornozeleira eletrônica e que já cumpriu pena no sistema prisional de Charqueadas. Segundo o titular da DIC de Blumenau, o indivíduo possui familiares no RS. No assalto, os ladrões usaram um Honda WR-V, de cor branca, com as placas clonadas de um Hyundai HB20 de Santana do Livramento.

O delegado Rodrigo Raitez observou que ambos possuem antecedentes por roubos, inclusive a bancos. Um terceiro indivíduo foi detido durante o cumprimento de três mandados de prisão temporária e de outros seis mandados de busca e apreensão em Blumenau, Massaranduba, Gaspar, Penha e Itajaí. Os agentes recolheram duas espingardas calibre 12 com 21 munições, um simulacro de fuzil, três coletes balísticos, três pares de luvas, uma roupa com estampas camufladas e miguelitos.

A investigação começou após o roubo de uma agência da Viacredi, na na rua Doutor Pedro Zimmermann (SC 108), no bairro Itoupava Central, em Blumenau, no dia 25 de janeiro deste ano. Cinco bandidos fortemente armados entraram na agência e levaram cerca de R$ 80 mil. Eles realizaram ainda disparos de arma de fogo na porta giratória. A possibilidade de participação de algum bandido gaúcho com criminosos catarinenses chegou a ser levantada.

Em troca de informações com a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil de SC apurou que o mesmo grupo havia atacado também a Viacredi em Gaspar, e o Sicoob em Santa Cecília, no dia 5 de fevereiro de 2021. Há suspeita de que o grupo estaria planejando outro roubo.

Foto: Polícia Civil / Divulgação

PAPAGAIO

O assaltante de bancos Papagaio permanece recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Em fevereiro deste ano, ele foi condenado a mais de 30 anos de prisão em regime fechado por assalto a carro-forte em Bento Gonçalves. O ataque ocorreu em fevereiro de 2018. A sentença foi proferida pela 2ª Vara Criminal de Bento Gonçalves.

Junto com o criminoso catarinense Zi, Papagaio foi condenado por exemplo devido a um assalto cometido contra o então Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), na rua XV de Novembro, na área central de Blumenau, na tarde do dia 21 de julho de 1997. Um vigilante foi morto a tiros pela quadrilha. Cerca de R$ 980 mil foram roubados na época. Preso após ser baleado e ferido, Papagaio acabaria fugindo do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895