Polícia detém em Porto Alegre suspeito de crimes raciais contra Taís Araújo

Polícia detém em Porto Alegre suspeito de crimes raciais contra Taís Araújo

Operação conjunta em sete estados resultou em pelo menos cinco prisões e uma apreensão

Rádio Guaíba

Polícia detém em Porto Alegre suspeito de crimes raciais contra Taís Araújo

publicidade

Uma operação conjunta da Polícia Civil, realizada nesta quarta-feira em sete estados do Brasil, prendeu pelo menos cinco pessoas e apreendeu um menor por envolvimento em ataques racistas pela internet dirigidos à atriz Taís Araújo na página do Facebook. Conforme a Polícia, dois mandados de busca e apreensão foram realizados no Rio Grande do Sul. Uma das prisões ocorreu em Porto Alegre.

Em um dos casos, buscas foram realizadas na casa de um jovem de 27 anos, no bairro Rubem Berta, zona Norte da Capital. Ao chegar ao local, a investigação encontrou vasto material pornográfico, como vídeos e fotos de crianças em um computador. O suspeito foi preso em flagrante por pedofilia. Sobre o crime de racismo, ele negou envolvimento, alegando ser administrador de um grupo do Facebook, em que um dos integrantes disparou xingamentos contra atriz.

O outro mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência no munícipio de Cachoeira do Sul, região Central do Estado. A Polícia Civil apurou que a internet da família foi hackeada para que outras pessoas atacassem a atriz.

A ação foi coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Segundo os investigadores, os ataques racistas eram premeditados pelo mesmo grupo responsável pelas ofensas de cunho racista proferidas à jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, também da rede Globo.

As diligências foram realizadas nesta quarta-feira em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. Ainda de acordo com a polícia, o grupo agia incitando os membros a cometer crimes de discriminação racial.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895