A 1ª Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu preventivamente, na manhã deste sábado, um homem suspeito de cometer furtos em série contra joalherias de Porto Alegre. Além da Capital, ele também atuava na Região Metropolitana, sendo apontado como autor, em cerca um mês, entre julho e agosto, de, pelo menos, dez crimes do tipo.
As investigações apontam que ele fingia ser um cliente interessado em alianças e joias de alto valor, distraía as atendentes durante a negociação e, com destreza, subtraía peças sem que fosse imediatamente percebido. Um dos casos de maior repercussão ocorreu em 21 de agosto, no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, onde o suspeito furtou um anel avaliado em mais de R$ 53 mil. O crime foi registrado pelas câmeras de segurança e confirmado por reconhecimento fotográfico realizado pelas vítimas.
Ainda segundo a Polícia Civil, o preso cometeu furtos contra estabelecimentos localizados nos Shoppings Total, Bourbon Wallig e Bourbon Ipiranga, além do ParkShopping Canoas.
De acordo com o diretor do Deic, delegado João Paulo Abreu, as diligências também identificaram que o investigado utilizava seu próprio nome quando falava com as vítimas, acreditando que, por se tratar de furto, não seria preso preventivamente. No entanto, a ordem foi decretada pela Justiça, após pedido da Polícia Civil.
"As ações criminosas causaram expressivo prejuízo financeiro e forte impacto às empresas vítimas. Ele nem escondia o próprio nome, demonstrando total desprezo pelas instituições públicas de persecução penal e o Sistema de Justiça gaúcho”, afirmou o delegado João Paulo Abreu.
- Facção monitorava bairro em Sapucaia do Sul com sistema de câmeras, diz Polícia
- Dupla é presa com cabeça de homem em sacola na área central de Caxias do Sul
- O que cantor sertanejo disse sobre mulher suspeita de lavar dinheiro para o PCC
- Aluna ataca professora com golpe de facão em Caseiros, no Norte do RS
- MPRS denuncia por tentativa de feminicídio homem que jogou combustível em mulher em Ijuí