O secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juliano Franczack, lamentou a morte de Roseli Vanda Pires Albuquerque, que era diretora administrativa da pasta. Ela foi assassinada na madrugada deste sábado pelo seu ex-marido, Ari Albuquerque, em Nova Prata, na Serra gaúcha.
"Recebi com profunda tristeza a notícia da morte da Roseli, diretora da Secretaria do Esporte do RS, vítima de feminicídio. Pessoa do nosso convívio, dedicada e incansável, sua partida nos deixa consternados e de luto", disse o secretário.
Em nota, a pasta também ressaltou a trajetória de destaque de Roseli na vida pública, como vereadora atuante na defesa dos direitos das mulheres e das políticas públicas do esporte e da inclusão das pessoas com deficiência.
"A defesa das mulheres precisa ser firme e diária e, por isso, sou o autor da Lei que cria e regulamenta casas de abrigo para mulheres vítimas de violência no Estado. Esta é uma luta permanente", completa o secretário.
O que se sabe sobre o caso
O crime ocorreu na avenida Presidente Vargas, área central de Nova Prata, por volta das 3h30min. Segundo a Brigada Militar, a mãe da vítima acionou a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar após receber uma mensagem dela no WhatsApp. Uma guarnição foi enviada ao apartamento onde ela morava, encontrando os corpos dentro do imóvel.
De acordo com a investigação, o casal permaneceu unido por quase 30 anos, mas estava separado há cerca de seis meses. Não havia registros de medida protetiva de urgência entre as parte. A Polícia Civil apura o caso como feminicídio seguido de suicídio.
- Prefeito de Nova Prata lamenta feminicídio de ex-vereadora: “é um ato condenável”
- Corajosa, determinada e atenciosa: quem era Roseli Albuquerque, assassinada pelo ex-marido em Nova Prata
- Governador Eduardo Leite lamenta feminicídio de diretora-administrativa da Secretaria de Esportes do RS
- Danrlei lamenta morte de vereadora assassinada em Nova Prata: “Crime bárbaro”