O titular da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe) admite que celulares podem ingressar, inclusive, na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Segundo Afonso Auler, as medidas que tentam evitar a entrada dos equipamentos continuam sendo tomadas, mas ainda assim, há falhas. Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal comunicou ao detento Ney Machado que ele está preso preventivamente. Detido na Pasc, ele liderava, segundo a Polícia, o comércio de entorpecentes realizado por quadrilha desarticulada hoje no Norte gaúcho.
Auler disse desconhecer a operação da Polícia Federal, mas garantiu que vai buscar informações para apurar como o traficante coordenava o esquema de venda de entorpecentes. A juíza da Vara responsável pela Pasc, Adriana Ribeiro, informou já ter solicitado mais dados à Polícia Federal sobre a ação dessa manhã. Denominado Giguaçu, que em tupi-guarani significa grande machado, o trabalho desarticulou um grupo responsável pela distribuição de drogas que chegava a comercializar três quilos de cocaína por semana na Metade Norte do Estado.
Machado é considerado pela polícia um dos maiores traficantes gaúchos. Ele ganhou notoriedade ao ser preso em território sob controle das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), no país vizinho, juntamente com o traficante de drogas do Rio de Janeiro, Fernandinho Beira-Mar.
Cerca de 60 policiais federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão e efetuaram prisões no Rio Grande do Sul e nos estados de Santa Catarina e Paraná. O trabalho foi coordenado pela Delegacia de Polícia Federal em Passo Fundo.
Susepe admite que celulares podem entrar na casa de detenção mais segura do Estado
Para PF, traficante detido na Pasc coordenava quadrilha desarticulada nesta terça-feira no Norte gaúcho