Susepe fará nova tentativa para bloquear sinal de celulares em presídios do RS

Susepe fará nova tentativa para bloquear sinal de celulares em presídios do RS

Projeto envolvendo terceira empresa estrangeira vai ser testado na Penitenciária Estadual do Jacuí

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

Uma empresa chinesa vai iniciar testes na tentativa de bloquear o sinal de celular dentro de presídios. O sistema deve ser colocado em operação, primeiro, na Penitenciária Estadual do Jacuí. As tentativas de uso da tecnologia para impedir que presos falem por telefone de dentro da cadeia começaram em 2006. Essa vai ser a quarta tentativa. A data de início não foi confirmada.

Antes da empresa espanhola, uma israelense, uma brasileira e uma chinesa já forneceram tecnologias para a Susepe. O bloqueio de sinal de vizinhos das casas de detenção ou a mudança de frequência por parte das operadoras, entre outros problemas, inviabilizaram a manutenção dos bloqueadores, de acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Nesta semana, uma operação da Polícia Civil desarticulou grupo criminoso chefiado por José Carlos dos Santos, o Seco, ex-assaltantes de bancos e carros-fortes, de dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.

A Susepe também vai começar a testar, na próxima semana, um scanner corporal para evitar a necessidade de revista íntima. O equipamento consegue detectar a presença de telefones celulares e, inclusive, entorpecentes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895