Polícia

Três morrem e 292 seguem desaparecidos após navio afundar

Embarcação transportava 476 pessoas na Coreia do Sul

Embarcação transportava 476 pessoas na Coreia do Sul
Embarcação transportava 476 pessoas na Coreia do Sul Foto : South Korea Coast Guard / AFP / CP
O governo da Coreia do Sul atualizou o número de desaparecidos e mortos na tragédia do navio que afundou na costa sul do país. Agora são 292 pessoas desaparecidas. No total, três pessoas morreram e 55 ficaram feridas. Entre os tripulantes, 325 eram alunos de ensino médio.

O ferry transportava 476 pessoas e tinha como destino a ilha de Jeju quando emitiu um alerta na manhã de quarta feira, no horário local, após começar a se inclinar para um lado, afirmou o Ministério da Segurança e da Administração Pública. O governo disse que cerca de 95% da embarcação está submersa.

O estudante Lim Hyung-min disse à rede de televisão YTN que ele e outros alunos saltaram no oceano com um colete salva-vidas e nadaram a um bote de resgate. Kim Seong-mok, também em entrevista à YTN, disse que algumas pessoas estavam presas no navio porque a inundação foi muito rápida e a inclinação impediu algumas pessoas de alcançarem as saídas.

Kim disse que estava tomando café da manhã quando sentiu o ferry inclinar, e então ouviu uma batida. Ele disse que o operador fez um anúncio para que todos os passageiros esperassem e não se movessem, e não se lembra de ter ouvido algum anúncio pedindo aos passageiros para escaparem.

A temperatura da água estava a cerca de 12ºC, o suficiente para provocar sinais de hipotermia após 90 minutos a 120 minutos, segundo um funcionário da equipe de resgate.

Os alunos são de uma escola em Ansan, próxima a Seul, e estavam em uma viagem de quatro dias. O ferry partiu do porto de Incheon, ao oeste de Seul, na tarde de terça-feira.

Segundo Lee Gyeong-og, vice-ministro do Ministério da Segurança e da Administração Pública, 16 helicópteros e 34 barcos de resgate foram enviados ao local, além de mergulhadores.

Bookmark and Share