AGU recomendará que Temer vete anistia de multas a caminhoneiros

AGU recomendará que Temer vete anistia de multas a caminhoneiros

Medida foi incluída no projeto que define valor mínimo de frete no transporte de cargas

Agência Brasil

Medida foi incluída no projeto que define valor mínimo de frete no transporte de cargas

publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta quinta-feira que recomendará ao presidente Michel Temer o veto à isenção de multas aos caminhoneiros e empresas transportadoras durante greve este ano. A decisão está prevista na Medida Provisória (MP) 832/18, aprovada quarta-feira no Congresso Nacional. A anistia às multas foi incluída no texto que permite à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) definir um valor mínimo para o frete no transporte de cargas.

Na quarta-feira à noite, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que o governo avaliava possível veto à isenção das multas. “Vamos receber o texto final e podemos sim avaliar algum tipo de veto. As multas são, inclusive, as judiciais que foram aplicadas em transportadoras em relação aos quais existe uma convicção de que houve a atitude criminosa de locaute. É possível sim que em relação a isso se estabeleça um veto, até porque temos diversos processos tramitando na Polícia Federal que nos trazem convicção de que foi praticado o locaute durante aquele movimento”, afirmou Marun.

O locaute é a greve ou a paralisação realizada por ou com o incentivo de empresários, prática considerada crime pelo Código Penal. A MP foi editada pelo governo como parte do acordo que pôs fim à paralisação de 11 dias dos caminhoneiros que provocou desabastecimento no país.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895