Alcolumbre diz que invasão nos EUA é “tentativa clara de insurreição”

Alcolumbre diz que invasão nos EUA é “tentativa clara de insurreição”

Presidente do Senado, além de Maia e Barroso manifestaram-se em defesa da democracia após tumulto no capitólio

R7

Para Alcolumbre, invasão no Congresso representa "desprezo ao resultado das eleições”

publicidade

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta quarta-feira que a invasão de apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante sessão do Congresso que iria confirmar a vitória de Joe Biden é “uma tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições”.

“As imagens vistas de invasão ao Congresso Nacional americano, na tarde dessa quarta-feira, em uma tentativa clara de insurreição e de desprezo ao resultado das eleições por parte de um grupo, são inaceitáveis em qualquer democracia e merecem o repúdio e a desaprovação de todos os líderes com espírito público e responsabilidade”, afirmou Alcolumbre em nota.

“O Senado Federal brasileiro acompanha atentamente o desenrolar desses acontecimentos, enviando aos congressistas e ao povo americano nossa solidariedade e nosso apoio. Defendo, como sempre defendi, que a democracia deve ser respeitada e que a vontade da maioria deve prevalecer”, acrescenta.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também manifestou-se sobre o caso que ocorreu no Congresso americano. Segundo ele, a invasão representa "um ato de desespero de uma corrente antidemocrática que perdeu as eleições."


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, disse que "apoiadores do fascismo mostraram sua verdadeira face" na invasão no Congresso nos EUA.  

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895