Autor de atentado em Brasília visitou STF: “Deixaram a raposa entrar no galinheiro”
Francisco Wanderley Luiz visitou a Corte meses antes de ataque

publicidade
O autor do ataque a bombas na Praça dos Três Poderes, Francisco Wanderley Luiz, visitou, meses antes, o Supremo Tribunal Federal (STF), e tirou uma selfie no plenário da Corte. "Deixaram a raposa entrar no galinheiro”, comentou. A ida foi no dia 24 de agosto.
Como mostrou o Estadão, Luiz, conhecido como Tio França, publicou um manifesto antes do atentado no entorno do STF e do Congresso Nacional, com ataques ao Supremo, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Em seu perfil no Facebook, Luiz reproduzia teorias conspiratórias anticomunistas como o QAnon, populares na extrema-direita americana.
Em 2020, Luiz foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL, partido hoje do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Pai, Tio França não é terrorista, né? (...) Ele apenas soltou uns foguetinhos para comemorar o dia 13. Tem cheiro de carniça, igual cachorro quando morre.” Luiz morreu em área próxima ao prédio do STF.
Veja Também
- PF fará reconstituição de cenário como na investigação do 8 de janeiro
- Lira: Explosão de carro perto da Câmara deve ser apurada com urgência necessária
- GSI faz inspeção do Palácio do Planalto e não encontra ameaças, após suposto atentado em Brasília
- Eduardo Leite lamenta suposto atentado em Brasília e condena “extremismos”
- Dono de carro que foi detonado na Praça dos Três Poderes era ex-candidato a vereador em SC