Câmara de Porto Alegre instala hoje CPI da CEEE Equatorial

Câmara de Porto Alegre instala hoje CPI da CEEE Equatorial

A expectativa desta quinta-feira é para a eleição do vice-presidente e do relator da comissão, presidida pela vereadora Cláudia Araújo (PSD)

Rafael Renkovski

CPI busca apurar problema na atuação da concessionária de energia elétrica na Capital

publicidade

Enquanto na Assembleia do Rio Grande do Sul, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços da CEEE Equatorial necessita de uma assinatura para ser protocolada, na Câmara de Porto Alegre a primeira reunião da comissão ocorrerá hoje, às 10h. A expectativa desta quinta-feira é que sejam eleitos os vereadores para os cargos de vice-presidente e de relator. A presidência é de Cláudia Araújo (PSD), proponente do pedido.

As movimentações para a abertura do pedido de CPI surgiram após o temporal que atingiu Porto Alegre no dia 16 de janeiro e causaram prejuízos em diversos pontos da cidade, principalmente pela queda de energia elétrica e pela demora na retomada dos serviços aos consumidores por parte da concessionária.

Veja Também

Cláudia, que é vice-líder do governo do prefeito Sebastião Melo (MDB), contou com o amplo apoio dos parlamentares, agregando a base governista, oposição e independentes. Apenas dez vereadores, de um total de 36, não assinaram a proposição.

Quem fará parte da CPI

Doze vereadores integrarão a comissão. Os escolhidos pelas bancadas, além da presidente, foram: Adeli Sell (PT), Giovani Culau (PCdoB) e Roberto Robaina (PSol) pelo bloco da oposição; Fernanda Barth (PL) e Giovane Byl (PRD) pelo bloco formado por PL, Cidadania e PRD; Pablo Melo (MDB); Comandante Nádia (PP); Márcio Bins Ely (PDT); Alvoni Medina (Republicanos); Tiago Albrecht (Novo); e Conselheiro Marcelo (PSDB).

Disputa pela relatoria

A tendência é que a disputa pela relatoria da CPI seja entre um representante da base governista, que conta com sete membros integrantes, e um da oposição, com três. Ainda, dois vereadores de partidos considerados independentes fazem parte da comissão, o PDT e o Novo.

Os membros da base devem decidir quem será o seu candidato em reunião prévia à instalação da CPI.

*Sob supervisão de Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895