Ciro Nogueira pede que Fux remarque reunião entre Poderes com Bolsonaro

Ciro Nogueira pede que Fux remarque reunião entre Poderes com Bolsonaro

Presidente do STF disse que pode reavaliar questão

R7

Encontro durou cerca de 30 minutos

publicidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se reuniu nesta quarta-feira com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. No encontro, o chefe da pasta pediu ao ministro que seja remarcada a reunião entre os Poderes, especialmente com o presidente Jair Bolsonaro. Fux disse que pode reavaliar a questão.

Os dois se encontraram por cerca de 30 minutos em Brasília. A “visita de cortesia” havia sido pedida por Nogueira após a posse na Casa Civil – o ministro assumiu com a missão de melhorar a articulação com o Congresso Nacional e arrefecer os ânimos com o Judiciário.

No encontro, os dois conversaram sobre a importância do diálogo entre os Poderes. Fux vinha articulando um encontro com Bolsonaro mas, em resposta aos ataques do presidente a ministros da Suprema Corte, cancelou a agenda e disse que não existe diálogo sem respeito mútuo.

Bolsonaro vem subindo o tom contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No início da semana, ele prometeu levar ao Senado pedido de abertura de impeachment contra ambos alegando que cometeram excessos em algumas decisões. O presidente cita a prisão de Roberto Jefferson, presidente do PTB, e o impedimento da nomeação de Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal.

Mais cedo, Fux também se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que disse que pedidos de impeachment não podem ser banalizados e sinalizou, por ora, que não deve pautar a matéria.

Em Natal, Bolsonaro voltou a citar a atuação do Supremo, nesta quarta, afirmando que sabia que “um ou outro” na Corte podia “atrapalhar” o governo. Ele também disse que a nomeação de um pastor evangélico como ministro – em referência ao atual advogado-geral da União, André Mendonça – vai melhorar o tribunal. O presidente, por outro lado, afirmou estar tendo “um bom retorno” do Congresso Nacional.

Ao discursar em evento da igreja Assembleia de Deus no Pará, Bolsonaro disse acreditar que aos poucos o STF vai mudar. “Tenho conversado muito com o pastor André Mendonça, porque a vida dele também vai mudar. Decisões difíceis ele tomará”, disse Bolsonaro. Ele também repetiu que combinou com Mendonça que abra a primeira sessão do STF, todas as semanas, com uma oração.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895