Política

Deputados gaúchos repercutem tarifaço de Donald Trump na Assembleia

Parlamentares de oposição e base se manifestarem a respeito das sanções estadunidenses no plenário; o tema dividiu opiniões na casa legislativa

No entendimento de Branchieri, as tarifas decorrem de uma "política econômica desastrosa"
No entendimento de Branchieri, as tarifas decorrem de uma "política econômica desastrosa" Foto : Raul Pereira / ALRS / CP

O tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros empreendido por Donald Trump foi alvo de discussão na Assembleia Legislativa do RS. Na sessão ordinária desta quinta-feira, vários deputados utilizaram o período de lideranças para discutir as sanções. Culpados foram apontados, porém não houve consenso.

Os parlamentares petistas subiram na tribuna para criticar o regime norte-americano e, com ele, seus apoiadores. Para eles, as medidas tomadas pela nação estrangeira ameaçam a soberania nacional do Brasil. Do outro lado da mesa, Claudio Branchieri (Podemos) entende que o governo federal é responsável pela retaliação.

"O antiamericanismo que a esquerda promove é a causa da supertarifa”, defendeu Branchieri. O deputado avalia que o cenário atual decorre de uma “política econômica desastrosa” conduzida pelo Executivo. “Deveriam saber com quem estavam brigando”, afirmou.

Veja Também

Sofia Cavedon (PT), em contrapartida, vê na ação de Trump um ataque às instituições nacionais. “Ele está tentando impor regras antidemocráticas de fora para dentro”, afirmou a petista. Mais do que isso: a deputada avalia que o norte-americano, a partir das tarifas, agride o povo brasileiro.

“O Brasil é para os brasileiros”. É com essa aspas que Adão Pretto Filho (PT) iniciou a sua fala. Em seu discurso, o parlamentar criticou os políticos que se alinharam (ou respaldaram) as sanções dos Estados Unidos. “Queremos ver quem é, de fato, patriota desta nação e quem lambe bota dos americanos”.