A presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira, que o governo fará "o contingenciamento necessário” do Orçamento para garantir o equilíbrio das contas públicas. O anúncio dos cortes no Orçamento será na próxima quinta-feira e a expectativa é de que variem entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões.
“É um contingenciamento que tem de expressar a situação fiscal que o país vive”, salientou em entrevista após assinatura de acordos com o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, que está em visita oficial ao Brasil. “Podem ter certeza que nem excessivo, porque não tem porquê; nem flexível demais, nem frágil demais, que não seja aquele necessário para garantir que as contas públicas entrem nos eixos”, explicou a presidente.
O governo ainda negocia a votação de medidas do ajuste fiscal na Câmara dos Deputados para definir a dimensão dos cortes no Orçamento. Entre as questões estão o projeto de lei que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas e a Medida Provisória 668, que aumenta as alíquotas de PIS e Cofins sobre importação.
Dilma garante cortes "necessários" no Orçamento para equilibrar contas
Presidente afirma que enxugamento não será excessivo, mas também não poderá ser frágil