Dr Valdir é eleito prefeito de Alpestre, no Norte do Rio Grande do Sul

Dr Valdir é eleito prefeito de Alpestre, no Norte do Rio Grande do Sul

Candidato do PDT, venceu com 54,31% dos votos válidos

Correio do Povo

Valdir José Zasso foi eleito prefeito de Alpestre

publicidade

*Com informações do repórter Agostinho Piovesan

A cidade de Alpestre, no Norte do Rio Grande do Sul, elegeu neste domingo em eleição suplementar o Dr. Valdir, da coligação PDT / PP / PTB / PT, prefeito para os próximos quatro anos. O candidato superou Dr. Alcir, do MDB, com 54,31% dos votos válidos, 2.817, contra 45,69%, 2.370.

Logo após a confirmação de sua eleição, Valdir José Zasso disse que pretende “fazer em dois anos o que seria realizado em quatro”. "Vamos trabalhar muito em favor da população de Alpestre", continuou.

Uma operação do Ministério Público do Estado afastou, em dezembro de 2017, o prefeito eleito por supostas fraudes em licitações. Além do chefe do executivo, o vice-prefeito, os secretários da Fazenda e de Obras, dois assessores jurídicos e outros dois servidores do município foram afastados.

A operação do MP

Segundo as investigações, desde 2013, com o consentimento do prefeito, o vice-prefeito, os assessores jurídicos e os servidores organizaram um esquema de direcionamento de licitações para empresas que pagavam propina. Conforme delações premiadas de empresários ao MP, a propina era direcionada ao vice-prefeito, em valores que variavam até 15% dos valores dos contratos, especialmente para compra de máquinas pesadas e pavimentação asfáltica. Até este momento das investigações, os valores dos contratos fraudados estão estimados em R$ 10 milhões.

Além das licitações, o esquema também atuava a partir do fracionamento de compras, para que não houvesse necessidade de concorrência. Compras de peças de máquinas eram realizadas até chegar ao valor de R$ 8 mil, para evitar a necessidade de realização de licitações. Com isso, empresas do ramo eram favorecidas – sempre a partir do pagamento de propina.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895