O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), apresentou o projeto da Parceria Público-Privada (PPP) para o novo Hospital Estadual de Viamão na bolsa de valores, a B3, em São Paulo, nesta quarta-feira (8). "É mais um passo para tirar do papel um investimento que vai ampliar a capacidade de atendimento da saúde pública, com um hospital de 350 leitos, 100% SUS, preparado para atender a população da Região Metropolitana", afirmou Leite.
A futura estrutura prevê ser referência em ortopedia, traumatologia, neurologia clínica, neurocirurgia e cirurgia geral, operando de maneira integrada com as demais unidades da rede pública. A proposta já havia sido apresentada e debatida em audiência pública com a comunidade em 2025.
- Veto de Leite deflagra retaliação da direita na Assembleia
- Comissão da Câmara aprova texto que extingue aposentadoria compulsória no Judiciário
"Ao longo dos últimos anos, mostramos que o Rio Grande do Sul pode construir boas parcerias com o setor privado para acelerar investimentos, melhorar serviços e entregar mais resultados para a população. Foi com responsabilidade fiscal, planejamento e segurança jurídica que criamos um ambiente de confiança para viabilizar projetos como este", afirmou o governador em publicação nas redes sociais.
Conforme Leite, é necessário liderar, planejar, fiscalizar e garantir que a população receba serviços de qualidade. "É exatamente essa visão que orienta nossas PPPs e concessões: unir a capacidade de investimento e inovação da iniciativa privada ao compromisso do poder público para melhorar a vida dos gaúchos."