Eleições 2024: Canoas é palco de disputas acirradas para a prefeitura

Eleições 2024: Canoas é palco de disputas acirradas para a prefeitura

Jairo Jorge (PSD), atual prefeito, tentará o quarto mandato. Seu vice-prefeito, Nedy Marques (Avante), prepara filiação ao PL para concorrer

Flavia Bemfica

publicidade

Palco de disputas acirradas, Canoas, segunda maior cidade da Região Metropolitana, deve, mais uma vez, ter um pleito marcado por lances emocionantes. O atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), tentará a reeleição e, com ela, o quarto mandato. Para tanto, costura uma coalizão ampla, que abrange até uma aproximação crescente com um antigo adversário: o deputado federal e ex-prefeito Luiz Carlos Busato, presidente estadual do União Brasil.

Do centro para a esquerda, PT e PDT integram o atual governo. Mas, enquanto a tendência é de que o primeiro siga apoiando o prefeito, os pedetistas se dividem entre continuar com Jairo ou tentar lançar ao Executivo o atual vereador Alexandre Gonçalves, para marcar posição.

Do centro para a direita, o Progressistas, que também está no governo, pode seguir com o prefeito ou ter candidato. O nome que desponta pela sigla é o de Simone Leite. Também na base atual, o Republicanos decidirá entre ficar na composição, pleiteando a vice, ou ter candidatura.

Quem já se apresentou para enfrentar Jairo é o atual vice-prefeito e ex-aliado, Nedy de Vargas Marques. O vice está no Avante, mas prepara sua transferência para o PL, com o objetivo de concorrer. O rompimento da dupla aconteceu durante o afastamento do prefeito do cargo, que durou um ano (entre o início de 2022 e o de 2023), tempo em que Nedy ficou no posto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895