Atos na rua marcam primeiro dia de campanha de candidatos à prefeitura de Porto Alegre

Atos na rua marcam primeiro dia de campanha de candidatos à prefeitura de Porto Alegre

O Centro Histórico da Capital foi a região mais visitada pelos postulantes ao Paço Municipal

Rafael Renkovski

Candidatos à prefeitura de Porto Alegre foram para as ruas no primeiro dia de campanha

publicidade

O primeiro dia de campanha começou movimentado nas ruas de Porto Alegre. Os candidatos à prefeitura da Capital optaram por atos que os colocaram frente a frente com o eleitorado. A região do Centro Histórico foi a mais visitada pelos postulantes ao Executivo que, inclusive, estiveram a poucos metros de distância.

Veja Também

O atual prefeito Sebastião Melo (MDB) reuniu a militância em um local simbólico: o Paço Municipal. Vindo de diferentes lados, os emedebistas e coligados se reuniram na Praça Montevidéu com instrumentos musicais e um trio elétrico.

Do outro lado da rua, em frente ao Mercado Público, a candidata petista, Maria do Rosário (PT), agregava um número menor de militantes. Com um carro de som, Rosário, a vice Tamyres Filgueira (PSol) e o ex-prefeito José Fortunati (PV) discursaram aos presentes.

Enquanto as ações na região central aconteciam, Juliana Brizola (PDT) caminhava com apoiadores pela Orla do Lami em direção ao coração da cidade e Felipe Camozzato (Novo) cumpria agenda no bairro Sarandi, na zona Norte. Fabiana Sanguiné, do PSTU, também percorreu comércios e paradas de ônibus do Centro, conversando com cidadãos e distribuindo panfletos.

Fabiana Sanguiné (PSTU) percorreu ruas do Centro Histórico visitando comércios e panfletando | Foto: Ana Sbabbo / Divulgação / PSTU / CP

Polarização no Centro Histórico

Separados por poucos metros, os seguidores de Melo e Rosário não se enfrentaram. Ao menos fisicamente. Do lado do atual prefeito, grande parte dos discursos e cânticos entoados foram sobre não deixar que a esquerda vença a disputa eleitoral. O prefeito também enalteceu obras na região central. Para conciliar a agenda de prefeito e candidato, o ato terminou por volta das 13h30.

Sebastião Melo (MDB) e a vice Betina Worm (PL) discursaram aos apoiadores em frente ao Paço Municipal | Foto: Rafael Renkovski / Especial / CP

Mais tímido, também por conta da presença do presidente Lula no Rio Grande do Sul, que dividiu os petistas, o ato de Rosário tinha como principal discurso colocar, pela primeira vez, mulheres na prefeitura da Capital. Após falas no Largo Glênio Peres, a caravana caminhou pelas ruas do Centro.

Maria do Rosário (PT), a vice Tamyres Filgueira (PSol) e o ex-prefeito José Fortunati (PV) falaram com a militância | Foto: Rafael Renkovski / Especial / CP

Outras estratégias para o primeiro dia de campanha

Fazendo um trajeto por locais atingidos pelas enchentes de maio deste ano, Juliana Brizola caminhou pelas regiões do Lami, Centro e Sarandi. A estratégia utilizada pela pedetista foi a de ouvir os cidadãos, entrando em comércios e conversando com atingidos pelas cheias. Os atos não contaram com muitos seguidores.

Juliana Brizola (PDT) e o vice Thiago Duarte (União Brasil) percorreram regiões atingidas pelas enchentes | Foto: Rafael Renkovski / Especial / CP

O candidato do Novo, Camozzato, fez uma visita simbólica ao dique do Sarandi, que rompeu em maio e inundou a região. Durante a visita ao bairro, o deputado estadual conversou com moradores e observou o processo de reconstrução do local.

Felipe Camozzato (Novo) visitou o bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre | Foto: Fabiano Byas / Divulgação / Novo / CP

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895