Com presença de Bivar e Moro, União Brasil faz mobilização no RS

Com presença de Bivar e Moro, União Brasil faz mobilização no RS

Encontro no sábado reunirá pré-candidatos da sigla, oriunda da fusão de Dem e PSL

Felipe Nabinger

publicidade

Com a presença do pré-candidato a presidência da República, Luciano Bivar, da senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke e do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, o União Brasil promove neste sábado, das 8h às 13h, uma mobilização dos seus pré-candidatos no Rio Grande do Sul, na Câmara de Porto Alegre. “Temos hoje 106 pré-candidatos para 88 vagas, entre deputados estaduais e federais. Queremos ver a mobilização deles e fazer um encontro para que eles conheçam a executiva estadual e a nacional”, enfatiza o presidente estadual da sigla, Luiz Carlos Busato.

O encontro ocorre pouco menos de um mês da convenção, marcada para o dia 30 de julho. Além de motivar e avaliar os pré-candidatos que constarão na nominata final do partido postulando cadeiras no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, Bivar, que além de pré-candidato é presidente nacional da legenda, promoverá o alinhamento do discurso entre os integrantes do partido, fundado em fevereiro, como consequência da fusão entre o Democratas e o PSL.

Thronicke, que está à frente do União Brasil Mulher, terá fala destinada às pré-candidatas gaúchas. “Estaremos em Porto Alegre e vamos bater um papo sobre política. As mulheres gaúchas não podem ficar de fora”, disse, em vídeo divulgado na página do partido em uma rede social. Já Sergio Moro, que mantém o cargo para o qual vai concorrer pelo Paraná como uma incógnita, não estava inicialmente anunciado no evento. “Foi uma agradável surpresa. Como eu fui prestigiá-lo em Curitiba, penso que ele está retribuindo o gesto”, diz Busato, lembrando que esteve presente em coletiva dada pelo ex-juiz na capital paranaense há duas semanas.

Situação da sigla no Estado

A aproximação do PSDB com o MDB no Estado é vista de forma natural por Busato após a formalização do apoio tucano à pré-candidatura de Simone Tebet (MDB) à presidência da República. Essa aliança nacional, aliás, fez com que Bivar chegasse a vetar que o União formasse chapa com o PSDB em âmbito estadual. “Não entramos nesta seara. Em outros partidos, não metemos a colher. Houve um pequeno desacerto, mas isso está superado”, afirma o presidente estadual da sigla, lembrando que conversas entre as duas legendas foram retomadas em outros estados. Conforme Busato, não é uma exigência do partido estar nas principais posições das chapas, mas é fundamental que haja palanque para a pré-candidatura de Bivar ao Planalto.

No Estado, o União Brasil mantém conversas com diversos partidos. Nesta semana, houve nova rodada de reuniões com PDT, MDB, PL, PSB e PSDB. Embora não confirme oficialmente, deverá apoiar a tentativa de voltar ao comando do Piratini de Eduardo Leite. Questionado se algum dos pré-candidatos estará presente, Busato lembra que o evento é aberto e todos serão bem-vindo, mas não houve convite formal a nenhum dos postulantes ao governo do Estado e que, caso isso aconteça, haverá o contato com sete siglas com as quais o União Brasil dialoga que incluem, além das já citadas, o PP e o PSC.


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895