Eleições 2024: a escolha de Mari Pimentel

Eleições 2024: a escolha de Mari Pimentel

Após saída do Novo, a vereadora segue com convites de dois partidos e deve se decidir na próxima semana

Rafael Renkovski

A vereadora deverá tomar a decisão na próxima semana

publicidade

Com cinco alterações partidárias já confirmadas na Câmara de Porto Alegre após a abertura da janela que possibilita essas migrações, o caminho da vereadora Mari Pimentel, que saiu do Novo, segue indefinido. Hoje, as alternativas são duas: Republicanos ou União Brasil. A escolha de Mari deverá ser tomada na próxima semana.

Na sessão do Legislativo da última segunda-feira, o PSDB, que era uma opção para a parlamentar, passou a ser desconsiderado. Isso porque o vereador Moisés Barboza, que preside o PSDB na Capital, subiu na tribuna para, sem citar o nome de Mari, lhe mandar um recado.

“Subo à tribuna para dizer que nós não queremos que entre ou venha para o PSDB pessoas que vão na imprensa mentir isso (que teria sido convidada pelo partido), que ficam correndo atrás de alguma deputada. Não perca a energia em continuar tentando”, falou Moisés, se referindo às conversas que Mari teve com a deputada estadual Nadine Anflor, nome preferido dos tucanos para concorrer à prefeitura de Porto Alegre.

Veja Também

Com isso, restaram duas alternativas. No União Brasil, Mari articula, principalmente, com o deputado estadual Thiago Duarte, que preside o partido na Capital. Uma possível federação com o PP, no entanto, poderá ser um empecilho para a migração ao partido. A vereadora, que presidiu uma das CPIs da Casa que investigou irregularidades na Secretaria Municipal de Educação, já afirmou que não irá para um partido que apoie a atual gestão. O PP integra a base do prefeito Sebastião Melo (MDB). Por outro lado, Thiago é pré-candidato à prefeitura, indicando que o União não apoiará o atual prefeito em uma tentativa de reeleição, ao menos no primeiro turno.

O Republicanos, presidido no Estado por Carlos Gomes, deputado federal e secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, também convidou a vereadora. Gomes é o principal responsável pelas negociações no partido. Com a intenção de discutir a substituição da secretária de Esporte da Capital, Débora Garcia, que deixará o cargo para tentar uma cadeira na Câmara nas eleições deste ano, Melo se reuniu com lideranças do Republicanos na noite da última segunda-feira. Entre as conversas, também foi tratada a possibilidade de Mari chegar ao partido. O resultado foi que o acordo do prefeito com o partido será mantido apesar das chances, abrindo caminho para a vereadora na legenda.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895