Eleições 2024: campanha eleitoral ainda não engrena nas ruas de Porto Alegre

Eleições 2024: campanha eleitoral ainda não engrena nas ruas de Porto Alegre

A tendência é que as movimentações políticas aumentem na Capital com a chegada de materiais e com o início do horário eleitoral gratuito, na próxima sexta-feira

Rafael Renkovski

No Largo Glênio Peres, a movimentação dos candidatos começa a tomar forma

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Passados dez dias desde o início da campanha eleitoral, o clima de eleições em Porto Alegre ainda é tímido. Ao menos, é o que pode ser visto percorrendo as ruas da cidade. A tendência é que, com o começo da transmissão do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão, na próxima sexta-feira, comecem a ser percebidas mais manifestações. A iminente chegada de materiais gráficos aos partidos e a inauguração de comitês também devem aumentar o ritmo na Capital.

Caminhando no Centro Histórico da cidade, santinhos, panfletos, bandeiras e tendas são vistos em pontos específicos e em uma quantidade menor do que a esperada, por enquanto. Na Praça da Alfândega, do lado da rua Sete de Setembro, nada. Na rua dos Andradas, apoiadores entregam panfletos, mas a quantidade de candidatos com espaços montados, com diversidade ideológica, não passa de dez.

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Em frente ao Mercado Público, começa a ganhar forma um reduto eleitoral que atrai os candidatos. Um dos locais mais acessados pelos cidadãos rotineiramente, conta pouco mais de dez tendas montadas. Predominam no local campanhas de partidos de esquerda. Do outro lado da rua, onde está localizado o Paço Municipal, praticamente nenhuma movimentação.

Em frente ao Paço Municipal, não há praticamente nenhuma movimentação eleitoral | Foto: Ricardo Giusti

A área do Parque da Redenção costuma ter mais agitação aos finais de semana com entregas de materiais por apoiadores de candidatos, apesar de não estar recheada de propagandas estáticas. A presença maior é de candidatos à esquerda do espectro político.

No sentido bairro/Centro, com destino inicial na zona Norte, a presença de wind banners, uma espécie de publicidade que consiste em um banner suspenso por uma haste, chama a atenção. Em praças, como a Encol, na avenida Nilópolis, e o Parcão, no bairro Moinhos de Vento, além de grandes avenidas, como a Goethe, é comum o material. Principalmente, de candidatos de direita.

Alta demanda em gráficas atrasa campanha na cidade

Oito candidatos à prefeitura de Porto Alegre e 512 candidatos a vereador, sendo quatro inaptos até o momento, estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito deste ano. Isso significa que o potencial para materiais nas ruas é grande.

Segundo o membro partidário de uma campanha para a majoritária, as gráficas da Capital estão com a demanda muito alta. Ele comenta que apenas 20% do material de campanha do partido foi liberado para esta semana. Um total que será dividido entre toda a nominata para a Câmara Municipal. Já nesta segunda-feira, foi possível registrar um aumento da presença do partido nas ruas.

No Centro Histórico, o Largo Glênio Peres é um dos pontos mais movimentados | Foto: Rafael Renkovski / Especial / CP

Na próxima sexta-feira, com o início da propaganda em rádio e televisão, é natural que os candidatos apareçam mais nas ruas. Apenas três postulantes à majoritária, porém, terão horário.

Com o maior número de partidos aliados, Sebastião Melo (MDB), que busca a reeleição, tem o dobro de tempo das suas duas concorrentes, com 5 minutos e 36 segundos diariamente. Maria do Rosário (PT) terá 2 minutos e 19 segundos e, Juliana Brizola (PDT), 2 minutos e 3 segundos em cada programa.

*Sob supervisão de Mauren Xavier


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895