Eleições 2024: sete candidatos disputam a prefeitura de Santa Maria
Município tem um pleito movimentado com velhos conhecidos da população e candidatos com história recente na política
publicidade
No quinto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, Santa Maria, as eleições estão movimentadas. Sete candidatos disputam a prefeitura. Entre eles, velhos conhecidos da população e candidatos com história recente na política municipal.
Veja Também
- Planos dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre: soluções para enchentes e novas PPPs
- Eleições 2024: Caxias do Sul tem quatro candidatos à prefeitura
- Presidente da Famurs prevê acirramento das eleições no RS após 20 de Setembro
Do partido do atual prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB), que cumpre o seu segundo mandato, o candidato à sucessão é Rodrigo Decimo, atual vice-prefeito. Eleito pelo PSL, ele se filiou ao PSDB para concorrer. A candidata a vice é Lúcia Madruga (PP), ex-secretária de Educação. Além do PP e do Cidadania, federado com o PSDB, outros três partidos compõem a coligação da chapa: PSB, Republicanos e PSD.
O Novo lançou o ex-deputado estadual Giuseppe Riesgo à prefeitura. A dobradinha do Novo é com o MDB, que indicou a vice, a ex-vereadora Magali Marques da Rocha. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, era o pré-candidato do MDB, mas desistiu da disputa. O Avante completa a coligação.
Ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann (PDT) é outro nome que busca a prefeitura. O partido chegou a conversar com o PT, mas as negociações não avançaram. A chapa é pura com o pedetista Coronel Adilomar como vice.
Por outro lado, os petistas lançaram o deputado estadual e ex-prefeito da cidade em duas oportunidades, Valdeci Oliveira. Também ex-prefeito, Jorge Farret (União Brasil), político com história no PP, é o candidato a vice. Em 2016, Valdeci perdeu a disputa para o atual prefeito por 226 votos, no segundo turno.
Ainda no campo da esquerda, o PSol não se aliou com o PT em função da participação do União Brasil na chapa de Valdeci. Com isso, Alidio da Luz, presidente municipal do partido, é o candidato, com Marisa Carvalho, também do PSol, na vice.
A corrida eleitoral ainda tem Moacir Alves (PRD), cirurgião-dentista, que compõe chapa pura com Zeca Lima; e Roberta Leitão (PL), vereadora, que deixou o PP para concorrer pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Seu vice é Marcelino Severo, do Podemos.
*Sob supervisão de Mauren Xavier