Em nota, PDT gaúcho defende Pompeo de Mattos
Procuradoria Regional Eleitoral pediu impugnação de candidatura de vice de José Fogaça
publicidade
Pompeo e mais três deputados estaduais aparecem na chamada 'lista da ficha suja' por terem sido julgados (e absolvidos) pelo suposto uso de albergues para comprar votos. Na quarta-feira, Pompeo disse estar preparado para enfrentar "mais esta injustiça", a exemplo de outras já superadas ao longo da vida pública. Na nota, o PDT descreve como injurídico o pedido de impugnação.
O julgamento das candidaturas pelo TRE ocorre até dia 5 de agosto. O prazo do TSE vai até 19 de agosto. Mesmo que a Justiça Eleitoral rejeite as candidaturas dos fichas sujas, os políticos podem fazer campanha e até ter os nomes incluídos na urna eletrônica, disputando por conta e risco. No futuro, eles podem ter as candidaturas cassadas.
Confira a nota na íntegra
NOTA DO PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT
O PDT, por sua direção, vem tornar pública sua irrestrita solidariedade ao Deputado Pompeo de Mattos, candidato a vice-governador na chapa de José Fogaça, Aliança Juntos pelo Rio Grande.
A impugnação ao registro de sua candidatura é ato antijurídico, pois afronta ao princípio da coisa julgada, ao amplo direito de defesa e acima de tudo a seguridade jurídica e processual dos atos.
Isso nos remete a um juízo de segurança de que a impugnação do Dep. Federal Pompeo de Mattos, bem como dos Deputados Adroaldo Loureiro, Gerson Burmann e Giovani Cherini, não prosperará. A defesa judicial dos nossos candidatos será antecipada para celeridade processual e rápido julgamento de parte do TRE, o que esperamos.
Por fim, reiterando que levaremos esta discussão, por direito e por justiça até seu derradeiro termo, com a convicção de vitória e que a candidatura de Pompeo de Mattos, juntamente com Fogaça, representa o trabalhismo, o novo, o Rio Grande em sua maior expressão e a grande arregimentação do PDT e da aliança que formamos.
ROMILDO BOLZAN JÚNIOR
PRESIDENTE PDT/RS