Manuela mostra convicção de que Porto Alegre elegerá hoje sua primeira prefeita

Manuela mostra convicção de que Porto Alegre elegerá hoje sua primeira prefeita

Ao votar, pela manhã, candidata repetiu que cidade vai repudiar "velha política" e "dizer sim à esperança"

Flavia Bemfica

publicidade

A candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) se mostrou confiante na possibilidade de vitória na disputa pela prefeitura de Porto Alegre na manhã deste domingo e a vinculou a uma nova etapa para a Capital. “Hoje a cidade dará um passo importante de reencontro com sua história, com a participação popular, com a luta para se tornar sustentável, limpa, organizada, com escola para todas as crianças. Sou muito honrada de saber que Porto Alegre hoje vai eleger a sua primeira prefeita, para dizer não à velha política e sim à esperança”, assinalou ela, após votar, na metade da manhã, no colégio Santa Inês, no bairro Petrópolis.

A candidata também fez referência à polarização da eleição e às campanhas de desinformação que ajudaram a acirrar ainda mais o pleito na Capital. “Hoje nossa cidade vai começar a construir um caminho novo, um caminho inspirado na verdade, onde vamos poder olhar para os nossos filhos e dizer que mentir não compensa”, declarou, em uma breve manifestação para veículos de comunicação e apoiadores que a acompanhavam na saída do colégio. A larga distribuição de conteúdos falsos já havia marcado a campanha do primeiro turno da disputa, e se acentuou no período de 15 dias em que aconteceu a do segundo. “Foi uma campanha marcada por muita violência política, muita mentira, distribuída primeiro no submundo da internet e depois no mundo oficial dos caminhões de som. E mesmo ontem com a distribuição de uma pesquisa falsa. Mas hoje Porto Alegre vai derrotar tudo isso”, insistiu Manuela, após agradecer pelo trabalho realizado pela imprensa no pleito.

A candidata votou às 10h10min. Com ela estava a filha, Laura, de cinco anos. Ao colégio, a candidata chegou acompanhada ainda pelo marido e por seu vice na chapa, Miguel Rossetto (PT). O vereador Pedro Ruas (PSol), a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e o presidente municipal do PCdoB, Adalberto Frasson, também estavam com ela. Após o Santa Inês, a candidata acompanhou o voto de Rossetto, na escola estadual Dinah Pereira, no Bom Fim.

Durante o horário do almoço e a tarde ela permanecerá em agenda privada com a família. Às 17h30min se deslocará para o Hotel Embaixador e acompanhará o final da apuração. Depois que o resultado estiver consolidado, também no hotel, concederá coletiva de imprensa.


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895