Maria do Rosário defende recriar o DEP e reversão da privatização da Carris

Maria do Rosário defende recriar o DEP e reversão da privatização da Carris

O Departamento de Esgotos Pluviais foi extinto durante o governo Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e a Carris foi vendida na atual gestão de Sebastião Melo (MDB)

Diego Nuñez

Candidata petista esteve em ato partidário do PSB

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A candidata a prefeita de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT), esteve em ato do PSB na noite desta quarta-feira (7), onde defendeu recriar o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e reverter a privatização da Companhia Carris Porto-Alegrense (Carris).

“Vou recriar o DEP, com uma estatura de diálogo direto com todo sistema de monitoramento do clima e das águas”, disse, em entrevista ao Correio do Povo. O DEP foi extinto em 2017, durante a gestão Nelson Marchezan Júnior (PSDB), e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) absorveu suas funções.

Na oportunidade, a candidata também falou sobre o sistema de proteção contra cheias. “Somos sete partidos (na coligação) e essas propostas estão sendo construídas coletivamente, com técnicos, engenheiros e as comunidades. Minha proposta é a reconstrução dos sistemas de proteção contra cheias em todos os sentidos. O governo federal já colocou os recursos para a reconstrução do sistema atual e ampliar”, disse a petista.

Na pauta da mobilidade urbana, após criticar a prestação de serviço e a redução de linhas de ônibus por parte da gestão de Sebastião Melo (MDB), criticou também a privatização da Carris. “Eles não deviam ter privatizado. Era a melhor empresa pública de ônibus do Brasil. Eu vou olhar com lupa essa privatização”, discursou diante de filiados e lideranças da coligação.

Em entrevista, explicou o que seria “olhar com lupa”: “Se tiver irregularidades (no contrato de privatização da Carris), eu vou reverter em defesa do povo dessa cidade. Porque a Carris sempre foi a melhor empresa de transporte coletivo de ônibus do Brasil”.

“Estamos numa fase que devemos passar para combustível não-poluente ou de ônibus elétrico e nós precisamos de uma empresa pública. Vou olhar com lupa mesmo. (A privatização) lesou a cidade. Se retomarmos, teremos a possibilidade de acompanhar essa eletrificação de forma mais acompanhada pelo poder público, não só pelas concessões”, concluiu a candidata.

Em 2021, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a proposta de Melo para privatização da Carris. Em janeiro deste ano, a empresa foi oficialmente vendida para a Empresa de Transporte Coletivo Viamão, após ser arrematada em leilão com lance mínimo de R$ 109.961.560,00, em outubro de 2023.

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