Eleições

Michelle Bolsonaro participa de ato de campanha de Sebastião Melo em Porto Alegre

Ex-primeira-dama participou de evento eleitoral em apoio à reeleição do emedebista na capital gaúcha, junto à senadora Damares Alves e lideranças do PL-RS

Esposa de Jair Bolsonaro é presidente nacional do PL Mulher
Esposa de Jair Bolsonaro é presidente nacional do PL Mulher Foto : Pedro Piegas

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) cumpre agenda no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Em Porto Alegre, participou de um evento de apoio à reeleição de Sebastião Melo (MDB), junto à ex-ministra e senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a candidata a vice-prefeita Betina Worm (PL) e outras lideranças regionais do partido. Não há perspectivas de que o marido, Jair Bolsonaro, visite o Rio Grande do Sul no segundo turno.

Michelle desembarcou em solo gaúcho no aeroporto de Caxias do Sul e foi recebida pelo deputado Luciano Zucco (PL), presidente municipal da sigla na Capital. De lá, desceu para Porto Alegre.

O ato político em alusão à campanha de Melo à reeleição ocorreu em local fechado. Cerca de 300 pessoas se reuniram em um salão no clube Geraldo Santana para prestigiar a ex-primeira-dama.

“Vocês podem sair daqui mobilizados para conquistar mais votos. Nós vamos vencer. Já poderia ter vencido. Eu nem precisaria estar aqui. Temos que ter esperança. Com certeza a eleição de 2026 vai passar por essa eleição do Melo e da Betina e Bolsonaro voltará a ser presidente”, disse Michelle aos militantes. Seu discurso durou cerca de 20 minutos - o dobro do discurso do marido durante a convenção do PL, em julho.

Michelle iniciou sua fala com uma oração. De imediato, elencou críticas ao PT, partido de Maria do Rosário, adversária de Melo, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Estamos vendo o retrocesso das pautas que tanto lutamos em Brasília", lamentou.

O evento foi voltado às mulheres. Melo foi o único homem que discursou. Zucco e o presidente estadual do PL, deputado federal Giovani Cherini, abriram mão de suas falas.

'Queremos a vitória política, não apenas a eleitoral', afirma Melo

Sebastião Melo concedeu um discurso enérgico, mostrando disposição de manter sua militância engajada neste segundo turno. "Não é uma outra eleição, é uma nova eleição. Que liguem, usem as redes sociais, falem com os amigos, porque queremos a vitória política e não apenas a vitória eleitoral", bradou.

O prefeito agradeceu a presença de Michelle Bolsonaro e destacou que, das quatro cadeiras que o PL elegeu para a legislatura 2025-2028, duas serão ocupadas por mulheres.

"Quero agradecer a parceria reafirmada do PL. Vocês tiveram maturidade de ver que era um governo que estava fazendo mudanças e não mudaram o time", disse, diante da cúpula do partido no Estado.

‘A gente sabe que o Melo está eleito’, diz Damares

Para a ex-ministra do governo Bolsonaro e senadora pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos), a eleição está decidida na capital gaúcha. “A gente já sabe que o Melo está eleito, mas não queríamos deixar de participar desta história”, afirmou ela, no início de seu discurso.

“Melo será eleito. O Brasil inteiro está olhando para Porto Alegre e sabe que só está tendo segundo turno porque aqui vai ser de lavada. É um recado que Porto Alegre não quer um governo de esquerda que está dando errado no Brasil”, seguiu, demonstrando confiança na campanha do emedebista.

Disse ainda que o atual prefeito terá aliados na Capital Federal, caso reeleito: “Melo vai ter um apoio lá em Brasília que vocês não têm ideia. Eu sou Republicanos, a Michelle é PL, a Celina é PP. Somos diversos partidos que vamos dar as mãos para o prefeito Melo”. Celina Leão, vice-governadora de Ibaneis Rocha (MDB) no Distrito Federal, repete a dobradinha dos emedebistas com o PL e esteve presente no evento.

Damares ainda rechaçou argumentações de que Porto Alegre precisaria de uma prefeita. “Vamos eleger o Melo como o conservador mais votado do Brasil. Nossa missão não é ganhar, ele já ganhou. Tem pessoas que dizem que uma mulher tem que governar. Ele já tem a Betina e a primeira-dama (Valéria Leopoldino)”, destacou.

Canoas, Caxias do Sul e Pelotas têm candidaturas do PL

Michelle teria compromissos em Canoas pela manhã, mas atraso no voo prejudicou a participação da ex-primeira-dama, conforme explicou Zucco. Ela participaria de uma carreata da campanha do candidato Airton Souza (PL), que concorre contra o atual prefeito, Jairo Jorge (PSD).

No início da noite, Michelle participa de um comício de Maurício Scalco (PL), candidato à prefeitura de Caxias do Sul contra a reeleição de Adiló Didomenico (PSDB). Este será o último compromisso da esposa de Bolsonaro no Rio Grande do Sul.

Pelotas, onde o PL concorre com Marciano Perondi contra o petista Fernando Marroni, não foi incluída no roteiro.