Eleições

Obama felicita Dilma por vitória nas eleições

Governos de Cuba, México, Uruguai, França e Costa Rica também parabenizaram a presidente eleita

Obama felicita Dilma por vitória nas eleições
Obama felicita Dilma por vitória nas eleições Foto : Jewel Samad / AFP /CP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda para felicitar a colega eleita do Brasil, Dilma Rousseff, pela "vitória histórica" na eleição de domingo. De acordo com um comunicado da Casa Branca, Obama também saudou os brasileiros “por sua fé e compromisso em favor da democracia", além de "destacar a excelente relação de trabalho entre os Estados Unidos e o Brasil".

O presidente norte-americano disse a Dilma que tem pressa em encontrá-la e tratar de assuntos ligados à energia limpa, ao crescimento mundial e à ajuda à reconstrução do Haiti.

O Departamento de Estado norte-americano saudou "o processo eleitoral exemplar". O governo dos Estado Unidos espera aprofundar a parceria com o Brasil e "fazer avançar objetivos comuns para o bem de nossos dois povos e das Américas", acrescentou o porta-voz Philip Crowley.

Reconhecimento internacional


O presidente mexicano Felipe Calderón também felicitou Dilma, por telefone. Ele disse esperar trabalhar em conjunto pela integração da América Latina. Calderón convidou a petista para uma visita ao México e expressou seu interesse em "fortalecer a relação bilateral e em trabalhar de maneira conjunta pela integração do continente". Já o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca, espera um crescimento das relações econômicas e políticas conquistadas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governo uruguaio comentou com "satisfação" a vitória nas eleições brasileiras de Dilma, segundo o ministro da Economia, Fernando Lorenzo. Durante uma reunião semanal com o presidente José Mujica, "foi comentado o triunfo de Dilma Rousseff e o fato de ser a primeira presidente mulher da história de um País tão importante e com o qual temos tanta relação", indicou Lorenzo em uma coletiva de imprensa.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, conversou por telefone com a presidente eleita "para felicitá-la calorosamente" após "sua brilhante eleição". Sarkozy assegurou a Dilma "sua determinação pessoal e a vontade da França de prosseguir o aprofundamento da parceria estratégica com o País, em todos os setores".

O governo da Costa Rica, por sua vez, expressou hoje seu "mais cálido reconhecimento" ao governo e ao brasileiros pelo segundo turno das eleições presidenciais e seu resultado. "Costa Rica saúda os candidatos participantes da eleição presidencial por contribuir para revitalizar o exercício democrático nesta nação", expressa um comunicado da chancelaria.




Bookmark and Share

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica