Nascido em Sarandi, no interior do Rio Grande do Sul, Gilvani Dall’Oglio (Republicanos), chamado de “Gringo”, nome utilizado nas urnas, se elegeu pela primeira vez neste pleito. Não foi, porém, a primeira candidatura, já que em 2022 tentou se alçar ao cargo de deputado federal, à época pelo PSB.
Veja o especial dos vereadores eleitos em Porto Alegre.
Com quase 8 mil votos, cerca de 65% do total foi obtido nas 112ª e 158ª zonas eleitorais, que abrangem bairros da zona Norte de Porto Alegre, como Sarandi, Cristo Redentor e Rubem Berta. Na região, durante o período das enchentes, teve forte atuação em resgates, arrecadações e na limpeza.
Nas demais regiões, a média de eleitores foi de pouco mais de 300 votos, com destaque para a zona Leste e outra parcela da zona Norte, que inclui bairros como Vila Farrapos, Navegantes, Passo D’Areia e Três Figueiras.
Empresário da área ambiental, tem como uma de suas principais bandeiras a geração de empregos e renda, além da questão ambiental. Entre suas propostas, quer a criação de um aplicativo de monitoramento do nível da água e o redirecionamento da drenagem do Guaíba.
Confira o mapa da votação do vereador: