Eleições

Presidenciáveis fazem último debate antes do pleito

Encontro entre Dilma, Serra, Marina e Plínio esquentou somente no último bloco

Apesar de ser o último encontro antes das eleições, o debate entre Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol), na TV Globo, na noite desta quinta-feira, esquentou somente no último bloco. No início, os quatro evitaram discussões e se preocuparam em apresentar propostas e fazer perguntas dirigidas aos colegas que propiciassem uma réplica ou tréplica positiva para si mesmo. Quem destoou deste tom ameno foi o candidato do PSol, que novamente fustigou os adversários, e Serra, que rebateu provocações de Marina.

Em determinado momento, Plínio indagou por que os adversários evitavam citar o nome de seus partidos e de suas coligações e afirmou que o PSol publica no seu site todo o dinheiro arrecadado para a campanha. Na réplica, Dilma saiu em defesa do PT e da aliança com o PMDB. “Temos uma coligação política importante para sustentar meu governo. É uma transformação necessária no Brasil”, destacou. Na tréplica, Dilma garantiu que toda a arrecadação oficial está publicada no site. Na plateia, alguém gritou: “E a não oficial?”, provocando risos dos presentes. Sem jeito, Dilma retrucou e assegurou que a sua aliança só tem arrecadação oficial. “Lamento os risos de quem não tem a mesma prática”, afirmou.

Perguntado por Marina se é contra o programa Bolsa Família, Serra afirmou que foi um dos mentores do projeto quando era ministro da Saúde e acusou Marina de querer igualá-lo a Dilma. “Não use a sua régua para medir os outros. Eu diria que você e a Dilma têm mais coisas parecidas do que eu e a Dilma. Você participou do governo do mensalão e era do PT”, disparou.

Marina Silva (PV) criticou os elevados níveis de informalidade no trabalho. A petista rebateu as acusações e garantiu que o governo federal, desde 2005, gerou 14,5 milhões de empregos. Dilma reforçou seu vínculo com o presidente Lula e destacou que o governo projeta a criação de 15 milhões de empregos até o final do ano. Plínio criticou as propostas de reforma tributária de Serra.

Bookmark and Share

FAQ - Eleições

Tire todas as suas dúvidas sobre o processo eleitoral.

Especial Eleições

Simulador de urna eletrônica