Presidente do TRE reafirma a segurança das urnas e agradece os mesários

Presidente do TRE reafirma a segurança das urnas e agradece os mesários

Justiça Eleitoral tem auxiliado as ocorrências de boca de urna e realizando trocas necessárias das que estão com problemas


Camila Pessôa

Pronunciamento do presidente do TRE-RS Francisco José Moesch

publicidade

Apesar da movimentação intensa de votação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) promoveu uma coletiva de imprensa para falar sobre as ocorrências sobre as urnas. Até este momento foram substituídas 157 urnas que apresentavam problemas, segundo balanço do início da tarde. 

Segundo o TRE, quando os eleitores constatam algum erro de funcionamento da urna, devem relatar ao presidente da mesa, que fará uma primeira verificação. Confirmado o problema, a urna vai ser substituída em um prazo "bem curto", de acordo com Rogério de Vargas, Secretário Judiciário do TRE

O presidente do TRE,  Francisco José Moesch, agradeceu os mesários por manter o sistema eleitoral seguro. “Agradeço aos sete mil mesários e às mesárias e às forças integradas de segurança pública”. Além disso, o presidente reafirmou a segurança dos equipamentos: "As urnas são seguras, transparentes e auditáveis. Também estão em constante inovação e atualização.”

Até este momento, ocorreram no mínimo oito ocorrências em boca de urna, ou seja, eleitores que infringiram as leis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tentaram fazer campanha vira voto, distribuição de santinhos ou manifestações coletivas, movimentos que são contra as regras do TSE.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895