PSDB garante vitória em sete capitais após segundo turno

PSDB garante vitória em sete capitais após segundo turno

Partido ficou à frente de PMDB, com quatro, e PDT, com três nos pleitos municipais

Agência Brasil

Partido ficou à frente de PMDB, com quatro, e PDT, com três nos pleitos municipais

publicidade

O PSDB confirmou sua posição como grande vencedor das eleições nas capitais do Brasil. Os resultados do segundo turno foram confirmados, no início da noite deste domingo nas 18 capitais do país onde houve votação. Os tucanos conquistaram sete capitais, o PMDB garantiu quatro e o PDT, três. O PT acabou confirmando apenas Rio Branco, no Acre.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao todo as eleições deste domingo ocorreram em 57 municípios e envolveram cerca de 32,9 milhões de eleitores. Depois de acompanhar o começo da apuração de votos do segundo turno na sede do TSE, o presidente da corte, Gilmar Mendes, disse que a eleição “transcorreu em clima de paz e normalidade” mesmo nos municípios que precisaram de reforço de segurança, como São Luís, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O TSE registrou mais de 300 ocorrências e mais de 80 prisões durante o período de votação. Na maioria dos casos, a Justiça Eleitoral flagrou cabos eleitorais fazendo propaganda para candidatos, a tradicional boca de urna. De acordo com os dados, nenhum candidato foi preso.

Aqueles que não puderam comparecer às urnas e não justificaram o voto, podem preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito até 60 dias após cada turno da votação. Deve ser acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. O prazo para que isso seja feito é até 1º de dezembro, com relação ao primeiro turno; e, até 29 de dezembro de 2016, com relação ao segundo turno.

Veja o mapa das capitais:

Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895