Com mais de 99% das urnas apuradas na eleição presidencial de 2026, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi reeleito, após sair em desvantagem no 1º Turno. Essa é a primeira vez que um candidato reverte a tendência registrada no primeiro turno, A campanha, que mirou no engajamento nas redes sociais, buscou diminuir abstenções, que alcançaram os 33.469.244 eleitores, contra 30.504.581 votos no primeiro turno, contabilizando uma queda de 8,86%.
Ao todo, 34.654.619 brasileiros não depositaram votos em Flávio Bolsonaro (PL) ou Lula, entre abstenções, nulos e brancos. O número é cerca de 12,14% menor do que o registrado no pleito de 4 de outubro. A maior diminuição foi entre os votos brancos que passaram de 2,3 milhões para 1,4 milhões, uma redução de 37,89%. Entre os votos nulos, mais de 25% dos eleitores optaram por um candidato no segundo turno.
Dados no Rio Grande do Sul
Entre os municípios gaúchos com maior variação estão Rio dos Índios, com queda de 5,6% nas abstenções, Lajeado do Bugre (-5%), Liberato Salzano (-4,9%), Benjamin Constant do Sul (-4,8%), Cacique Doble (-4,8%), Nonoai (-4,7%), Capão do Cipó (-4,6%) e Planalto (-4,5%).
A abstenção aumentou cerca de 2,1% em Bom Progresso, André da Rocha (1,2%), Esperança do Sul (1%) e Barra do Rio Azul (0,4%). O município de Santo Antônio do Planalto não registrou variação no número de abstenções.
- Veja como foi a reação dos apoaidores durante apuração da eleição na Capital
- Lula destaca “papel do povo” em vitória histórica no 2º turno e faz reflexão: “Vamos mudar a maneira de governar esse país”
- Nunes Marques faz declaração oficial após eleições: "Liguei para os dois candidatos para confirmar o resultado"
