Sem deputados de Porto Alegre, bancada estadual do PP reforça campanha de Melo
Prefeito deve se reunir com mais aliados da Assembleia Legislativa na busca pela reeleição; parlamentares falaram sobre importância da Capital para a economia do Estado
publicidade
Candidato à reeleição em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) se reuniu com a bancada estadual do Partido Progressista (PP) da Assembleia Legislativa para um almoço nesta terça-feira. Na oportunidade, o prefeito pediu aos parlamentares que reforçassem sua campanha na eleição e recebeu deles o aceite junto a um documento com algumas demandas.
O PP não conta com nenhum deputado porto-alegrense. Adolfo Brito é de Sobradinho, Frederico Antunes de Uruguaiana, Guilherme Pasin de Bento Gonçalves, Joel Wilhelm de Igrejinha, Marcus Vinícius de Sentinela do Sul, Issur Koch de Novo Hamburgo e Silvana Covatti de Frederico Westphalen. Ernani Polo, presente na reunião apesar de estar licenciado para ser secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Eduardo Leite (PSDB), é de Ijuí.
Contudo, Porto Alegre é uma capital de Estado e abriga “colônias” de cidades gaúchas. “Tu tem uma Capital composta por gente que nasceu na cidade e das colônias. Por exemplo, estava conversando com o deputado Frederico, são milhares de uruguaianenses que moram aqui. Então pedi aos deputados que pudessem reunir essas colônias das regiões que eles representam para que eu pudesse conversar com a cidade”, disse Melo, ao Correio do Povo após a reunião.
“A bancada de todos os partidos tem um pouco da Capital porque todos os deputados fazem votos aqui (em Porto Alegre). Vim conversar sobre a eleição, o momento político e pedir ajuda para a bancada. Eles me entregaram um documento reforçando a questão da proteção contra cheias, do turismo e vão ajudar muito no processo eleitoral”, completou.
Muitos destes parlamentares são ex-colegas de Melo, que atuava como deputado estadual até 2020, quando se licenciou para concorrer à prefeitura e acabou sendo eleito.
Bancada aponta três áreas importantes
Em troca do apoio, a bancada entregou um documento ao prefeito com apontamentos sobre três áreas caras ao partido. Uma delas é o sistema de proteção contra cheias e políticas de dragagem e desassoreamento dos corpos hídricos da Capital, como o Guaíba ou os arroios que existem na cidade.
“Segundo, um apoio a uma política que ele (Melo) vem desenvolvendo de desburocratização e incentivo aos negócios, aos setores que compõem a matriz econômica do município e que, nesse momento, de forma especial, é muito importante. Por fim, a manutenção desse apoio que vem dando ao turismo”, relatou o líder da bancada do PP no Parlamento gaúcho, Guilherme Pasin.
O parlamentar confia na capilaridade eleitoral dos deputados nesta eleição, mesmo que não sejam originários da cidade. “Todos os deputados têm muita influência no eleitorado de Porto Alegre. Os Progressistas possuem 34 candidatos a vereadores na Capital e todos os deputados possuem estrutura de apoio com base eleitoral bastante forte”, ponutou Pasin.
“Porto Alegre não é apenas a Capital, mas o motor econômico do Estado. Todo deputado que tenha um olhar para sua região depende das estruturas consolidadas de em Porto Alegre. Além disso, também conta com colônias da Serra, da Fronteira Oeste, das Missões e tantas outras que existem na cidade”, completou.
Veja Também
- Podcast Matriz: as propostas de Melo para evitar novas cheias em Porto Alegre
- ‘Os Candidatos e as Cheias’: confira as promessas de Sebastião Melo para evitar novas inundações em Porto Alegre
- Eleições 2024: Pesquisa revela cenário eleitoral em Porto Alegre na largada da campanha
- Eleições 2024: Candidatos iniciam roteiros em bairros no primeiro final de semana de campanha em Porto Alegre