TRE alerta para conteúdos falsos sobre mudança de local de votação

TRE alerta para conteúdos falsos sobre mudança de local de votação

Tribunal orienta que eleitores busquem os canais oficiais para confirmar a informação

Mauren Xavier

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) alerta os eleitores de que listas falsas indicando mudanças nos locais de votação estão circulando em grupos de troca de mensagem. A orientação é que os eleitores busquem as informações nos canais oficiais: o e-Título (aplicativo da Justiça Eleitoral); o telefone 148 e o site do TRE e TSE.

"Se você recebeu uma lista em grupos com alteração de local de votação tendo como base o conselho tutelar, ela está errada", alerta o servidor da  Secretaria Judiciária do TRE, Alexandre Basílio. O aplicativo tem registro instabilidade, mas a orientação é que os eleitores tentem utilizá-los. 

A reportagem identificou eleitores que relataram terem recebido informações desencontradas. 

Eleitores que votavam na Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Martins Costa Junior, na Rua Dona Firmina, no bairro São José, na zona Leste de Porto Alegre, enfrentaram também problemas de localização das seções. Muitos foram inadvertidamente ao local. Mas chegando lá, viram que as seções teriam sido deslocadas para dentro da PUCRS, distante mais de dois quilômetros.

Outro caso foi o do aposentado Nelson de Oliveira Ramos, 81 anos, que disse ter desistido de votar após desencontro de informações.

No interior, também ocorreram situações de informações desencontradas. Em Santa Maria, na Escola Municipal Castro Alves alguns eleitores descobriram que o local fechou e precisaram ser deslocados Ao novo endereço, que era a Capela Coração de Maria na Rua Ernesto Beck. A mesma situação ocorreu na Escola Municipal Ivanise Jann de Jesus, no conjunto residencial Cipriano da Rocha.


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895