O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu. A punição, de R$ 5 mil, foi aplicada pelo ministro Joelson Dias em função da veiculação de propaganda antecipada em favor da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, na página pessoal de Zeca Dirceu na internet. Ele ainda pode recorrer da decisão ao próprio TSE.
O Ministério Público Eleitoral (MPE), autor da ação, afirmou que no último dia 3 de junho o blog www.zecadirceu.com.br publicou o texto Mobilização já! Dilma presidente!, que realçava a candidatura da petista, além de chamar os eleitores para trabalhar na sua campanha.
No texto , Zeca afirma que é ex-prefeito da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste e secretário de Relações Institucionais do PT-PR. A defesa argumentou que o blog disponibilizava apenas um curto texto sobre pesquisas eleitorais e o desempenho da então pré-candidata, “não constando qualquer menção que pudesse ser caracterizada como propaganda eleitoral”.
Segundo decisão do ministro Joelson Dias, Zeca usou seu blog para divulgar a candidatura e manifestar seu apoio à eleição da companheira de partido em período proibido, já que a propaganda eleitoral só foi permitida a partir do dia 5 de julho.
Ao aplicar a multa, Dias afirmou que o texto “infundiu no leitor a ideia de que era a candidata mais apta para dar continuidade às ações do atual governo”.
TSE multa filho de José Dirceu por propaganda antecipada em favor de Dilma
Texto de mobilização teria sido publicado em um blog em período proibido
